Empreendedorismo

Conheça franquias de supermercado

Se você é um grande investidor e pretende realizar iniciar um novo negócio altamente lucrativo, aposte em franquias de supermercado. Além de estar em alta o segmento da alimentação, a sua lucratividade tende a ser bem atrativa.

Franquias de supermercado — Reprodução Canva

Conheça quais são as franquias de supermercado que valem a pena investir

Apresentaremos na sequência algumas franquias de supermercado para você avaliar e descobrir se é um ramo que vale a pena apostar e, assim, ter grande lucratividade. Acompanhe conosco cada uma das opções e veja se é algo que faz sentido para você!

Supermercado Dia

A franquia está presente em 5 países: Argentina, Brasil, China, Espanha e Portugal. No Brasil, está em atuação desde 2001, e trabalha com a valorização de 4 pilares que constituem o negócio: Preço, marca própria, frescor e proximidade.

Possui mais de 6 mil lojas, sendo que 2.682 são franquias. Além disso, conta com mais de 40 mil colaboradores.

É a primeira rede de franquias de supermercados no Brasil. Possui 750 unidades nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, com mais de 9 mil colaboradores.

A logística dos produtos é feita a partir de 7 centros de distribuição: Mauá, Anhanguera, Cajamar, Americana, Ribeirão preto e Contagem. 

Apresenta os seguintes modelos de negócio:

  • Franquia Tradicional: você pode transformar o seu supermercado na franquia da marca e, assim, investir entre R$ 100 mil e R$ 300 mil. Também pode abrir uma franquia nova e, dessa forma, ter um espaço físico com no mínimo 250m2, investindo entre R$ 1,2 milhões e R$ 2 milhões.
  • Conversão de lojas próprias: o investimento varia entre R$ 700 mil e R$ 800 mil;
  • Master Franquia: tem a possibilidade de subfranquear os supermercados da região. Assim, o investidor se torna parceiro da empresa, fazendo um  investimento entre R$ 15 milhões e R$ 40 milhões, com previsão de retorno do investimento em até 6 anos.

Zaeli

A franquia possui fabricação e comercialização de mais de 400 produtos, sendo que, nos supermercados, também são vendidos produtos e alimentos de lojas parceiras.

A franqueadora conta com um software específico para realizar o gerenciamento de estoque de cada unidade. Além disso, a empresa oferece treinamentos para empreendedores e colaboradores, projeto arquitetônico personalizado, marketing de mídia e promocional, softwares de gestão, entre outros suportes.

Ao franqueado é possível realizar o seu trabalho operando de 4 maneiras diferentes ao mesmo tempo: varejo, food service, atacado e e-commerce.

A exigência da franquia é o investimento inicial em torno de R$ 175 mil e um espaço físico de aproximadamente 150m2 no mínimo. A empresa não cobra taxa de franquia.

Franquias de Supermercado Smart

A franquia surgiu em 2000, e atua em mais de 500 cidades brasileiras, possuindo 706 unidades. 

O modelo de franquias de supermercado funciona como forma de parceria com os varejistas. E, assim, o setor de varejo passa a utilizar a marca Smart em seu supermercado.

Assim, oferece uma variedade de produtos de fabricação própria, de alta qualidade e baixo preço. 

Ao franqueado, é oferecido suporte para operar na loja, com visitas dos supervisores, suporte sempre que necessário, bem como treinamentos operacionais e comerciais. Além disso, também dispõe de ações de marketing, softwares específicos, centralização de compras entre outras facilidades.

Franquias de supermercado Pão de Açúcar

O grupo é a maior rede de supermercados do Brasil, onde existe uma grande variedade de marcas em suas unidades, entre eles: Extra, Minimercado Extra, Pão de Açúcar, Assaí e Compre Bem. Cada marca que faz parte do grupo Pão de Açúcar, está voltada para um público bem específico, dependendo do nome que está presente.

O grupo Pão de Açúcar apresenta uma taxa de franquia 20% menor do que as concorrentes. Além disso, existem várias marcas para que o franqueado escolha a que melhor convier, possuindo um maior destaque no país, sendo conhecida no Brasil todo. Se a escolha do franqueado for por atender a clientela do grupo C, abrindo um mercado de bairro, é possível escolher a marca Compre Bem. Assim, é possível aumentar a sua atuação a nível regional.

Outra boa aposta em mercados pequenos é o Mini Mercado Extra, que possui produtos de qualidade a preços acessíveis. Pode ser instalado em um bairro residencial.

Estas são as principais franquias lucrativas de supermercados existentes no Brasil, mas, claro que também existem. Porém, trouxemos as mais famosas para que, assim, você possa ter uma ideia do que encontrará no setor.

Se a sua escolha for investir em franquias de supermercado, saiba que a lucratividade é certa e o negócio é seguro! Agora é só avaliar as opções que foram apresentadas no post de hoje e planejar qual das franquias será aberta por você em sua região!

Boa sorte nessa nova empreitada na sua carreira!