Dentro do mundo da numismática, é natural imaginar que moedas raras precisam contar com algum defeito, ou variante específica. Afinal de contas, são esses pequenos detalhes que fazem com que os exemplares se tornem mais raros, e naturalmente passem a valer mais dinheiro.
Entretanto, o fato é que existem algumas moedas que podem valer muito dinheiro mesmo que não contem com algum erro de cunhagem, ou variante específica. A boa notícia é que qualquer pessoa pode encontrar esses exemplares a qualquer momento. Você não precisa ser um especialista para isso.
Um exemplo claro do que estamos falando é a moeda de 1 real de 1998, conhecida no meio da numismática como Moeda DH. Trata-se de uma peça que foi cunhada com o objetivo de homenagear os 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento do qual o Brasil é signatário.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi lançada logo depois do final da Segunda Guerra Mundial, e teve como objetivo criar uma série de regras para evitar que o mundo mergulhe em uma Terceira Guerra Mundial.
Você já viu uma moeda de 1 real DH? Se não, não há problema. Abaixo, você pode conferir as principais características das peças de 1 real de 1998 tomando como base as informações disponibilizadas pelo Banco Central (BC):
Mas afinal de contas, quais são os valores das moedas de 1 real lançadas em homenagem aos cinquentenário da Declaração Universal dos Direitos Humanos? Como dito, essas peças podem ser consideradas valiosas mesmo que não contem com erros ou variantes específicas.
De todo modo, é necessário prestar atenção ao grau de conservação de cada um desses exemplares. Em regra geral, quanto mais bem conservada estiver a sua moeda, maior poderá ser o valor de revenda. Esse movimento ficará claro na imagem abaixo:
Para os iniciantes, as inscrições da imagemacima podem parecer complexas. Afinal de contas, o que significa o termo Flor de Cunho, por exemplo? As classificações acima estão relacionadas ao estado de conservação de cada uma destas peças, segundo as informações de colecionadores.
Para começar, vamos detalhar o que significa uma moeda MBC. Este termo significa “Muito bem conservada”. Para que a peça entre nesta classificação, ela precisa ter, no mínimo, 70% de sua aparência original. Os analistas também dizem que o seu nível de desgaste deve sempre ser homogêneo.
Uma moeda soberba é a aquela que conta com pelo menos 90% dos detalhes originais preservados. Trata-se de uma peça que conta com pouco vestígio de circulação e de manuseio. No universo da numismática, este item é considerado intermediário, mas já se trata de um valor mais alto.
O termo Flor de Cunho vem da inscrição em inglês uncirculated. Trata-se de uma peça que não apresenta mais nenhum tipo de desgaste e nem de manuseio. Absolutamente todos os detalhes da cunhagem estão com a sua aparência original. Também não há nenhum indicativo de limpeza ou de química. Mesmo por isso, moedas flor de cunho são sempre as mais valiosas.
Abaixo, você pode conferir a lista completa de moedas de 1 real consideradas comemorativas: