Empreendedorismo

Conheça a história da franquia Outbêco e veja como investir

Desde a sua criação, a favela tem servido como um centro para empreendedores iniciantes Sempre alguém está começando um negócio ou já operando em cada beco, viela ou rua principal. Normalmente os locais preferem apostar seu sustento nas artes culinárias, seja em uma barraca de beira de estrada ou em pequenos empreendimentos. Por isso que hoje, apresentaremos a história da franquia Outbêco, e como investir nela.

A favela como berço da história da franquia Outbêco

O espírito empreendedor individual, existente em todas as pessoas, compartilham semelhanças, suficientes para aspirar a ser seu próprio patrão e administrar seu próprio negócio. Além disso, cada pessoa individual precisa de uma fonte primária ou complementar de renda para sobreviver e sustentar sua família.

As pessoas da favela que se tornaram empreendedores o fizeram porque perderam seus empregos, sendo obrigadas a começar a investir em algo, por menor que fosse.  Se ela não perder o foco, se transformará em uma grande empresa que se expande além das fronteiras locais.

Alguns empreendedores de favela planejam manter seus negócios confinados à sua vizinhança imediata, ou alguns querem “levantar suas asas” e “romper as barreiras” que não impede de atingir seu pleno potencial.

história da franquia Outbêco- Reprodução Canva

A história da Franquia Outbêco

A marca e cadeia de restaurantes Outbêco, teve seu início na Favela da Pedreira, no Rio de Janeiro, e “levantou asas”, estando presente atualmente espalhados por toda a cidade do Rio de Janeiro, pelos estados e pelas grandes metrópoles do país.

O fundador, Daniel Félix, recém finalizara o curso de inglês, quando estava em uma festa, e se perguntou se era possível todas as pessoas da favela, estarem ali, naquele lugar da festa. Esta ideia direcionou as suas ações por acreditar que as pessoas da vizinhança merecem um bom restaurante, um negócio de sucesso com reputação de servir comida de alta qualidade.

A ideia de abrir um negócio inovadoramente na favela, que resultasse não apenas em um restaurante, mas em uma marca reconhecida dentro e fora da comunidade, surgiu a partir do preconceito vivido por Daniel Félix.

Assim, no ano de 2020, Félix reuniu amigos, que se tornaram sócios, e mapearam o layout básico do restaurante, e estabelecido os principais direcionamentos. Seu filho, passando pelo local da reunião, sugeriu, que como a estrutura iria ter comida semelhante à franquia Outback, e a origem do restaurante seria na favela, sugeriu o nome de “Outbêco”, que foi aceito por todos.

Crise econômica como pontapé para o negócio

Dado que o Brasil vive uma crise econômica sem precedentes desde 2014, a velocidade com que o setor empresarial se expandiu é uma grande surpresa. Assim, milhões de brasileiros iniciaram negócios em 2020, após a pandemia de Covid-19 atingir o país. Esta crise econômica, segundo especialistas econômicos, ainda não dá sinais de diminuir.  Com um número recorde de desempregados e falta de empregos disponíveis, muitas pessoas viam o empreendedorismo como sua única esperança de estabilidade financeira.

Então, Félix juntou-se a outros brasileiros que abriram um negócio. Quando questionado sobre como é ser um empreendedor de sucesso no Brasil, em plena crise econômica, Daniel afirma que, o empresário brasileiro já está em crise, e abrir um negócio é extremamente desafiador.

Essa ideia de reinvenção é central para o empreendedorismo brasileiro. Para poder juntar ideias, e para isso é preciso ter humildade para ouvir as pessoas ao redor. E esse se reinventar todo dia tem que ser uma rotina padrão na cabeça do empreendedor. É possível reunir pensamentos e, assim, chegar a uma nova métrica.

Daniel Félix é fundador de uma nova comunidade na região da Pavuna, e fez da inovação o seu lema perante uma crise iminente.  Ele acha incrível que as pessoas possam ser tão engenhosas diante de circunstâncias tão terríveis nas favelas. O empresário afirma ter conhecimento íntimo da situação alimentar na favela por que passou grande parte de sua vida lá.

Como investir?

Para abrir uma franquia Outbêco, é preciso desembolsar o valor de R$ 10.000,00, além de 1 salário mínimo de taxa de franquia. É preciso organizar três cozinhas industriais que produzem pratos idênticos aos servidos na rede americana de nome semelhante Outback.

A unidade franqueada normalmente emprega três pessoas, a maioria na faixa dos vinte anos. Além disso, possui uma parceria de pagamentos, com a Granito.

Quanto à similaridade com a franquia Outback, Felix conta que após a abertura, ele foi abordado por representantes do Outback que pediram para que ele retirasse a Outbêco do Instagram. Após uma grande negociação, eles chegaram a um acordo com essa questão, uma vez que a Outbêco jamais iriam ser concorrente da grande, franquia americana Outback.