Na tarde desta quarta-feira (17), o Senado Federal aprovou a liberação do uso do Vale-cultura para atividades esportivas. A proposta ainda não está valendo de fato, porque ainda precisa da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Caso a sanção seja confirmada, o projeto vai permitir que beneficiários do programa utilizem o valor de R$ 50 para compra de ingressos para jogos esportivos, por exemplo.
Atualmente, o vale-cultura é voltado para trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos. Esse recurso foi criado ainda em 2012 e pode ser usado para as seguintes áreas:
Este programa é implementado em uma parceria com as empresas. Elas recebem incentivos do governo para a realização desses pagamentos. A empresa em questão precisa ter aderido voluntariamente ao programa de cultura do trabalhador.
O relator do projeto no Senado Federal foi o senador Carlos Portinho (PL-RJ). Na avaliação dele, outras modalidades esportivas poderiam ter uma plateia ampliada com esse benefício. Ele lembrou que diversas cidades não contam com agenda cultural, mas contam com agenda Esportiva
“Nós não miramos no futebol. A gente quer formar plateia em todas as modalidades. A gente vê modalidades como vôlei, o basquete, tantos eventos que acontecem nas cidades. No interior, você vai ver futebol de salão, em Santa Catarina, por exemplo”, disse Portinho.
“Tem muitas cidades do interior que não têm eventos culturais. A gente acredita que o princípio maior é o do lazer, é do entretenimento para as famílias. Então, unir o esporte no vale-cultura pode ser um instrumento de incentivo para impulsionar o programa”, seguiu ele.
Esse projeto está sendo aprovado a pouco menos de 10 dias do início dos Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia de Abertura, aliás, está marcada para acontecer no próximo dia 26 de julho. O Brasil será representado por pouco mais de 270 atletas.
Desde que foi lançado em maio deste ano, o cartão Meu INSS+ já foi solicitado por mais de 1 milhão de pessoas de todas as regiões do país. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (4), pelo Ministério da Previdência. Os números surpreenderam o governo federal.
O “clube de vantagens Meu INSS+” foi gerado por 1.007.638 pessoas desde o lançamento do novo cartão. Destes, 59.722 fizeram download em PDF da carteirinha. Vale lembrar que nenhum segurado é obrigado a realizar a impressão, mas há esta opção no app do Meu INSS.
Abaixo, você pode conferir o detalhamento com o passo a passo da solicitação da carteira do INSS. Confira:
De acordo com as informações do governo federal, a lista de vantagens disponíveis para o segurado na carteira, variam a depender do banco em que ele recebe a aposentadoria. Veja abaixo alguns exemplos de facilidades que cada uma das instituições financeiras oferece neste momento.
Banco do Brasil
Caixa Econômica Federal