O conflito na Caxemira é um conflito territorial entre a Índia e Paquistão por esse território desde o ano de 1947.
Nos anos 60 o Paquistão concedeu algumas partes do território para a China, deixando a tensão entre os países ainda maior.
Todavia, as tensões aumentam ainda mais, pois ambas as nações possuem armas nucleares e por isso liga o sinal vermelho para o restante do mundo.
O conflito na Caxemira tem entrado em pautas atuais e as tensões entre os países vêm aumentando. Para os estudantes para os vestibulares e Enem vale ficar ligado no assunto, acompanhe o artigo e saiba tudo sobre.
Para muitos pesquisadores a palavra Caxemira significa “Terra dessecada pela água” o termo refere-se a uma lenda de um grande lago que acabou desaparecendo.
Além disso, a palavra também refere-se a lã oriunda das cabras nativas e tornou-se conhecida no mundo todo.
A saber, a Caxemira fica localizada no norte da Índia e faz fronteira com a China, Paquistão e Tibete (território ocupado pela China).
Ademais, desde que foi integrada a Índia o território vive em constante conflito, além do Paquistão a China pegou uma parte da região após o conflito sino-indiana em 1962. O território foi denominado como Aksai Chin, reivindicado pela Índia.
A região da Caxemira é abundante em água e possui importantes nascentes de rios que banham as terras de três países vizinhos.
Contudo, o mais país que mais depende dessa água é o Paquistão e qualquer problema no curso das águas prejudicaria consideravelmente a agricultura do país.
Em fevereiro de 2019, um atentado suicida cometido por um paquistanês contra policiais indianos, na Caxemira, gerou como resposta ataques aéreos entre as duas nações.
Por conta disso, a comunidade internacional manifestou grande preocupação com os ataques, devido ao arsenal nuclear que ambos os países possuem.
Contudo, ambas as nações travam conflitos há décadas, desde o processo de independência da Índia. Além disso, os britânicos criaram um Estado para acolher fiéis muçulmanos.
Desse modo, nasceu o Paquistão Ocidental e o Paquistão Oriental, hoje conhecido como Bangladesh. Já para a região da Caxemira, os britânicos tiveram a ideia de criar um referendo sobre qual país gostariam de pertencer.
Entretanto, o marajá que dominava a região optou por integrar-se à Índia, deixando muçulmanos locais furiosos que afirmavam que a maioria da população era paquistanesa e por isso deveriam pertencer ao Paquistão.
Por isso, uma guerra não declarada estendeu-se até 1949, fazendo com que os indianos perdessem parte do território da Caxemira, que acabou incorporado pelo Paquistão.
Além disso, ficou estabelecido a convocação de um plebiscito, contudo, os indianos não cumpriram a decisão, afirmando que a região é sua e que não precisa realizar nenhuma consulta a população.
E então? Gostou de saber um pouco mais sobre a Caxemira?
Não deixe de ler também – Guerra do Ópio: Entenda este conflito.