Saúde e Bem Estar

Conflito de gerações no ambiente de trabalho: como lidar?

conflito de gerações no ambiente de trabalho pode aparecer, cedo ou tarde, em qualquer corporação. Dificilmente encontraremos uma empresa que esteja isenta desse tipo de problema. Por isso, saber lidar com essa situação é muito importante para construir um futuro mais promissor para o time. A seguir, apontamos algumas ideias que podem servir de ponto de partida.

Como lidar com conflito de gerações no ambiente de trabalho?

Para lidar com o conflito de gerações no ambiente de trabalho é preciso manter uma postura neutra e imparcial, a fim de não piorar a situação. Afinal, se o líder estiver apenas de um lado, a situação poderá ficar ainda mais complicada.

Além disso, é preciso avaliar o quanto esses conflitos têm alguma relação com os objetivos da empresa, pois se não tiverem, deverão ser excluídos do ambiente de trabalho, concorda? Damos mais detalhes sobre esse fator no tópico um da lista abaixo:

1. Deixe claro os objetivos da empresa

Quando pensamos em como lidar com o conflito de gerações no ambiente de trabalho, devemos pensar nos objetivos da corporação. Será que os conflitos têm relação com as atividades que devem ser executadas no trabalho, ou têm mais relação com a vida pessoal dos envolvidos?

No segundo caso, é preciso intervir e deixar claro que esse tipo de situação não deve acontecer na empresa. Agora, se tiver relação com as atividades desenvolvidas dentro da corporação, é preciso que a liderança mostre quais são os objetivos, com mais clareza.

Isto é, se a geração 1 quer desenvolver o projeto de uma forma, e a geração 2 de outra maneira, verifique o que mais está alinhado com os objetivos da empresa e mostre o caminho mais adequado – explicando por que ele foi escolhido.

2. Estabeleça metas individuais

As metas individuais podem ser bem interessantes. Isso porque, com elas, é possível fazer com que o foco tenha um direcionamento mais adequado. Além disso, o colaborador poderá mensurar os seus próprios resultados de maneira mais assertiva.

Quando não há metas estabelecidas, ambos os lados (das gerações diferentes) podem se sentir no direito de mandar um no outro. Fique atento a essa postura dos colaboradores.

3. Converse com os envolvidos no conflito

É muito importante que você converse com todos os envolvidos na situação, para entender melhor o que pode estar acontecendo. Às vezes, inclusive, você pode acreditar que é um caso de conflito de gerações no ambiente de trabalho, quando na verdade está acontecendo uma falha na comunicação.

Por meio da conversa com os envolvidos será possível ter uma visão mais clara do que está acontecendo, trazendo assim a possibilidade de intervir com mais coesão.

4. Estimule a interação

A interação também deve ser sempre estimulada no ambiente de trabalho. Para isso, proponha mais trabalhos em grupo, crie metas para o time, invista em eventos diferentes que possam aproximar os colaboradores, ofereça o treinamento e o desenvolvimento por meio de dinâmicas, entre outras possibilidades.

 

Se ainda assim você perceber que o conflito de gerações no ambiente de trabalho é muito presente, considere contatar um mentor que possa auxiliar na interação do time. Assim, quem sabe, os resultados poderão ser melhores.