Recentemente, a busca por saber se o Bolsa Família será antecipado do Rio Grande do Sul cresceu entre os beneficiários do programa. Isso porque o estado vem passando por constantes temporais, que causaram grande impacto para a população.
Segundo dados do G1, em apenas quatro dias, o estado registrou o triplo de chuva previsto para o período. De acordo com o portal, o estado já registrou 21 desaparecidos.
Além disso, os próximos dias ainda estão em estado de alerta, com previsão de fortes chuvas e cheias na Região Central e vales dos rios Taquari, Caí e Pardo.
De acordo com a regras do Bolsa Família, deve haver a antecipação do benefício para os moradores de cidades onde houve declaração de calamidade pública por desastre natural.
Nesse sentido, é possível afirmar que haverá a antecipação dos pagamentos para quem mora nas regiões atingidas. O objetivo é liberar os recursos financeiros o mais rápido possível, para proporcionar às famílias uma ajuda emergencial.
O Bolsa Família será antecipado no Rio Grande do Sul para os seguintes municípios:
Além disso, também haverá a antecipação do Bolsa Família em maio para municípios de outros 6 estados brasileiros. Assim, confira a lista completa:
Ademais, é importante destacar que o Governo Federal ainda fará a divulgação oficial da lista completa ao longo do mês de maio. Sendo assim, outros municípios ainda poderão ser incluídos.
Os pagamentos do Bolsa Família referente a maio de 2024 tem previsão para começar no dia 17, seguindo até o dia 30. Os depósitos seguem o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários.
No entanto, para as pessoas que receberão a antecipação dos pagamentos, os depósitos serão no primeiro dia de repasses, ou seja, no dia 17 de maio. Assim, para este grupo, o pagamento não vai considerar o último dígito do NIS.
Para os demais beneficiários, os depósitos seguirão o planejamento, de acordo com o calendário oficial do programa.
Os beneficiários com Bolsa Família antecipado no Rio Grande do Sul, demais municípios e inscritos em geral, podem fazer a consulta do benefício de forma fácil por meio da internet ou telefone. Confira todos os canais disponíveis:
Ademais, é possível realizar o saque do benefício por meio dos canais de atendimento da Caixa Econômica Federal (caixas eletrônicos, lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento).
Além disso, a Caixa também disponibiliza o acesso ao aplicativo Caixa Tem. Assim, os beneficiários do Bolsa Família conseguem acessar diversos serviços, como pagamento de boletos, transferência PIX, recarga de celular e vários outros.