O Ministério da Educação (MEC) publicou no “Diário Oficial da União” desta quinta-feira (18) os editais com os novos cronogramas do Programa Universidade para Todos (Prouni ) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2020. As datas de inscrição ocorreriam em junho, mas foram adiadas para julho.
Os três programas têm como um dos critérios o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – quanto maior a nota, maiores as chances de ser selecionado. Para isso, os candidatos devem usar notas de edições de Enem anteriores a 2020.
Para 2020, o Enem ainda está sem previsão de data. Porém, o MEC lançou uma enquete entre os participantes que será aberta no próximo sábado (20) para que eles mesmos escolham os dias das provas. São três opções, sendo duas para 2021.
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% da mensalidade) e integrais em universidades privadas em cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica.
O programa tem dois critérios de avaliação: desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a avaliação da renda familiar. O edital com as especificações para a seleção do segundo semestre de 2020 está disponível aqui.
Poderão se candidatar, segundo o edital:
Os candidatos precisarão se inscrever no site do Prouni. Para isso, é preciso criar uma conta “gov.br” por meio de cadastro no “Login Único” do governo federal.
A seleção será feita em uma única etapa, com a nota do Enem 2019.
É possível escolher até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.
A previsão de divulgação das vagas é para 7 de julho; a abertura das inscrições começa dia 14 de julho; e o encerramento ocorre 17 de julho. A primeira chamada ocorre 21 de julho, e a segunda chamada em 4 de agosto. A lista de espera será divulgada dia 24 de agosto.
O Programa de financiamento Estudantil (Fies) é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas e, atualmente, possui duas categorias: a primeira, oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. Já a segunda, chamada P-Fies, é direcionada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.
De acordo com o edital para a seleção do segundo semestre de 2020, o candidato interessado deverá se inscrever no site do Fies (http://fies.mec.gov.br) entre 21 e 24 de julho. Para isso, é preciso criar uma conta “gov.br” por meio de cadastro no “Login Único” do governo federal.
Poderão se candidatar, segundo o edital:
O candidato poderá escolher três opções de curso, turno e local de oferta entre os disponíveis. Ele será selecionado de acordo com a nota obtida no Enem. O desempate, segundo o edital, se dará por meio das seguintes notas, na ordem: redação; linguagens; matemática; ciências da natureza e ciências humanas.