Por muito tempo a única opção para os consumidores brasileiros em relação aos cartões de crédito era pagar altos valores de anuidade, ter faturas altíssimas e acumular pontos que só podem ser utilizados em trocas supérfluas.
Recentemente foi lançado o open banking, que é uma ferramenta para compartilhamento de serviços e dados financeiros pelas instituições autorizadas pelo Banco Central (BC). A novidade impulsionou que fintechs e corretoras começassem a oferecer cartões de crédito sem taxas e com outros inúmeros benefícios, incluindo a conversão de despesas em investimentos.
A corretora XP oferece o Cartão XP Visa Infinite para clientes que possuem pelo menos R $5.000,00 investidos na empresa. Dentre os benefícios que o cartão oferece estão: isenção de anuidade, sem valor mínimo de fatura e com o chamado “investback”. Além disso, usuários que realizam compras pelo shopping XP ou através do marketplace têm até 10% de “cashback” sobre o valor da despesa. Os valores acumulados vão para um fundo chamado Fundo Investback, que tem liquidez diária e acompanha a taxa Selic.
“Recebi o cashback em investimento e achei muito satisfatório. Em cartões de crédito com milhas, o retorno costuma demorar”, afirmou Alan Sampaio, engenheiro de 30 anos, que usa o cartão da corretora há 8 meses. Alan completa dizendo que os cartões de crédito dos grandes bancos onde ele possui conta corrente não saem da gaveta.
Outra opção no mercado é oferecida pelo banco digital Zro Bank, que disponibiliza um cartão de débito Visa. Neste cartão o cliente recebe cerca de 0,5% de cashback sobre o valor de suas compras, porém o grande diferencial oferecido pelo banco é o cashback em bitcoins. O cartão ainda oferece outros benefícios aos usuários, que podem sacar dinheiro em bancos 24h, além de não precisarem pagar taxas na emissão e no uso do cartão.
Segundo Cazou Vilela, CMO do Zro Bank, “O cashback é pago em bitcoins imediatamente após a realização da compra, entregues livres e desimpedidos na conta do usuário no Zro Bank, e ele pode fazer o que quiser com eles: converter em reais, deixar guardado em bitcoins ou no próprio Zro ou mesmo transferir para outra carteira de criptomoedas”. Cazou já planeja novidades: “Em 2022, pretendemos ampliar os benefícios e oferecer, por exemplo, o cashback multiplicado”.
As fintechs já dispõem de diversas opções além do cashback em investimentos, como cartões de crédito sem cobrança de taxas e outros benefícios que são adequados de acordo com o perfil de cada cliente. Em outubro de 2020, a fintech Zippi lançou um cartão com fatura semanal, este tipo de pagamento é pioneiro no Brasil. O cartão foi lançado com objetivo de ajudar trabalhadores autônomos e está disponível inclusive para negativados.
André Bernardes, CEO da Zippi, analisa: “A gente enxerga que os autônomos hoje são desamparados pelas instituições tradicionais. Se você é manicure, cabeleireira ou motorista de aplicativo, você ganha todo o dinheiro picado. E tem que gastar para ganhar também, seja em cosméticos ou gasolina”.
Aos interessados neste tipo de cartão de crédito, basta entrar no site da Zippi e realizar um cadastro onde será pedido o envio de alguns documentos. Após aprovado, os clientes podem pagar as faturas, que fecham aos domingos, na quarta-feira.