A conta de luz paga pelos brasileiros é considerada a segunda mais cara do mundo. A fatura, que deve ser paga mensalmente, tem aumentado bastante nos últimos tempos, o que tem preocupado os cidadãos. Portanto, para que os gastos relativos à energia elétrica não pesem no bolso, é preciso economizar.
Dessa forma, com alguns passos e estratégias, pode-se gastar menos, fazendo com que a conta de luz não pese tanto no orçamento familiar. Atualmente, há uma grande preocupação por conta dos brasileiros que têm gastado cada vez mais com a energia elétrica e, por esse motivo, alguns hábitos estão sendo mudados.
A saber, as famílias podem poupar a energia elétrica por meio de algumas ações simples, que podem ajudar a pagar menos na conta final do mês. Para isso, no entanto, é necessário que todos os membros da família colaborem, mudando algumas atitudes.
Ademias, fazer um planejamento bem organizado, sobre as alterações necessárias para gerar uma maior economia na conta de luz é o mais indicado. Primeiramente, deve-se observar em que a família vem gastando a energia elétrica em seu dia a dia e o que é necessário mudar, para que no final do mês a fatura venha mais barata.
1- Troca de lâmpadas
Primeiramente, para conseguir uma conta de luz mais barata, é importante trocar as lâmpadas de luz tradicionais pelas lâmpadas de LED, que são comprovadamente mais econômicas. Elas também têm como vantagem, oferecer uma luz mais eficaz em todo o cômodo. Por não emitir calor, ela não influencia na temperatura ambiente do quarto, ou do escritório, por exemplo.
2- Utilizar a luz ambiente
Outra questão a se mencionar é a utilização da luz ambiente no lugar da artificial durante o dia. Dessa maneira, se gasta muito menos luz elétrica. Portanto, é conveniente deixar a janela aberta, guardar as cortinas e aproveitar a hora do dia. Pode-se pintar as paredes com cores mais claras para refletir a luz solar.
3- Manter os aparelhos domésticos desligados quando não forem utilizados
Dessa forma, para gastar menos na conta de luz, o mais indicado é que se desligue todos os aparelhos eletrodomésticos, quando não forem utilizados. Deve-se tirá-los da tomada. É preciso ficar atento a equipamentos como televisão, videogame, micro-ondas, que mesmo desligados ainda consomem energia elétrica.
4- Reduzir o uso da máquina de lavar
Em síntese, para se gastar menos com a conta de luz no final do mês, deve-se observar que a máquina de lavar costuma gastar bastante. Como ela é um equipamento indispensável no dia a dia da família, é preciso usá-la com uma certa moderação, lavando apenas as roupas necessárias, e todas de uma só vez.
Além das dicas citadas acima, o ferro elétrico também é um eletrodoméstico que influencia bastante no valor da conta de luz no final do mês. Portanto, o item deve ser ligado apenas em momentos onde haja uma grande quantidade de roupas para passar. O ideal é evitar acioná-lo quando outros aparelhos estejam ligados, já que sobrecarrega a rede de energia elétrica.
Dessa maneira, ao comprar uma geladeira, ou um freezer, deve-se procurar pelo Selo Procel de Economia de Energia. Há uma etiqueta laranja atrás do equipamento que indica seu consumo de energia elétrica. Com o aparelho adequado, há um menor gasto, gerando uma grande economia na conta de luz.
É importante salientar que não de se deve utilizar a parte de trás da geladeira para secar roupas e panos. Também não se deve forrar o equipamento com plásticos e vidros, pois isso faz com que haja uma menor circulação de ar. O equipamento deve ficar a um espaço mínimo de 20 cm ao seu redor, portanto é preciso ficar de olho.