É comum que o candidato fique em dúvida sobre a melhor maneira de se comportar durante a entrevista de emprego, por isso, confira algumas dicas para elevar a sua possibilidade de sucesso no processo seletivo.
Ao receber o convite para uma entrevista de emprego, o candidato deve ter clareza sobre quais são seus objetivos no mercado, bem como deve exemplificar situações vivenciadas que destaquem o seu potencial profissional.
Leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu potencial profissional dentro da dinâmica do mercado de trabalho. Sendo assim, fale sobre a sua capacidade de gerir pessoas; construir o relacionamento da empresa com o cliente; elaborar treinamentos; direcionar processos; implementar sistemas; controlar agendas; conduzir reuniões; gerenciar eventos etc.
Da mesma forma, é necessário exemplificar situações que podem ser vistas como negativas, contudo, é necessário apresentar soluções. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, informe que pretende realizar um curso que melhore a sua capacidade de oratória.
O seu comportamento transmite uma mensagem muito relevante para o profissional que conduz o processo de recrutamento e seleção. Por isso, tenha atenção plena aos seus gestos e ao tom da sua voz para transmitir uma mensagem positiva e direcionada.
É aconselhável ao candidato que não cruze braços e pernas; controle o tom da sua voz; fale de maneira tranquila; evite gestos excessivos; mantenha contato visual com o profissional que conduz a entrevista; seja assertivo nas suas respostas e evite interromper o gestor, ao se lembrar de algum fato que não foi respondido em situação adequada.
Todos os pontos citados são passíveis de adaptações, já que são exemplos de situações que podem acontecer durante uma entrevista de emprego. Por isso, o mais importante para o candidato é que entenda o conceito de se direcionar positivamente de forma assertiva.
Sendo assim, é importante que destaques resultados objetivos. Para isso, analise o seu próprio currículo, considerando os pontos a serem explorados. Assim poderá demonstrar autoconfiança de maneira orgânica, já que ao adotar uma postura participativa, evitará autossabotar a sua carreira, ao ficar aquém do seu potencial.
É válido ressaltar que a entrevista de emprego é uma oportunidade para que a empresa conheça o candidato de maneira exemplificada e objetiva, sendo assim, minimize a ansiedade da situação, ao se preparar de maneira assertiva.