O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), abriu na última terça-feira (07) as inscrições para o segundo semestre. Por esse motivo, trouxemos algumas dicas de para você escolher seu curso no Sisu.
O período de inscrição vai até o dia 10 de julho e as inscrições só podem ser feitas pela plataforma do Sisu.
A escolha das opções de cursos no Sisu não é simples pois direciona sua vida acadêmica e sua vida profissional, além de interferir no futuro da sua vida financeira. Nesse sentido, a maioria das pessoas que se inscrevem no Sisu são muito jovens e têm muitas incertezas quanto ao desejo profissional.
Desse modo, pensamos cuidadosamente em algumas dicas para orientar os participantes do Sisu nesse sentido.
1. Escolha um curso relacionado a algo que você gosta
Escolher um curso que você realmente deseja é a nossa primeira dica. Desse modo, busque opções de formação nas áreas que trarão satisfação a você.
Não adianta escolher um curso só porque a nota de corte é baixa se há grandes chances de você acabar abandonando a graduação porque aquela escolha não lhe agrada ou não traz a realização desejada.
2. Seja inteligente na escolha da segunda opção e do município
Por mais que queiramos sonhar, o momento é de pôr os pés no chão, portanto, seja esperto na escolha da segunda opção. O Sisu permite a escolha de dois cursos, então considere sua segunda opção como o seu plano b. Mesmo que você tenha conseguido uma excelente nota no Enem 2019, é bom considerar que nem sempre é possível conseguir a primeira e mais desejada opção.
Logo, a escolha do município também deve ser consciente. Não é inteligente sonhar com um curso em um município distante se sua família ou você não tem como arcar com as despesas de uma mudança, por exemplo.
3. Confira a nota de corte no último dia
A nota de corte dos cursos muda todos os dias em que as inscrições estão abertas, logo, em cada um dos quatro dias há a possibilidade da nota aumentar ou diminuir nos cursos.
Desse modo, recomendamos que você fique de olho na nota de corte dos cursos escolhidos por você na primeira e na segunda opções, ou mesmo de outros cursos que você deseje. Ao fazer isso, você pode mudar suas opções e aumentar suas chances de classificação até o último dia!
O Sisu consiste em um sistema completamente informatizado do MEC que tem como objetivo possibilitar o acesso de estudantes brasileiros a instituições públicas de ensino superior.
A seleção é feita a partir das notas do Enem. Desse modo, as inscrições podem ser realizadas pelos alunos que fizeram o último Exame Nacional do Ensino Médio, no caso, o Enem 2019. As vagas são distribuídas de acordo com o estabelecido pela Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e em consonância com a política de ações afirmativas das instituições.
E aí? Gostou deste artigo? Deixe seu comentário.