O cartão de crédito é um recurso de compra que pode ser utilizado de maneira planejada, visto que se trata de um recurso prático e seguro, além de permitir o parcelamento de compras de alto custo.
Contudo, embora seja uma ferramenta eficiente, o cartão de crédito também é um dos produtos bancários que mais geram endividamentos no país.
Assim sendo, confira algumas dicas relevantes para utilizar o seu cartão de maneira positiva, para usufruir os benefícios dessa modalidade de crédito!
O limite do valor de suas compras não precisa e não deve ser o limite total do seu cartão de crédito. Já que assim estará criando um ciclo de endividamento. Por isso, é importante definir seus gastos para evitar descontroles. Além disso, essa é uma forma prática e eficiente de evitar compras supérfluas.
Através do aplicativo do banco ou da fintech, é possível controlar o seu limite de crédito. Assim poderá evitar desfocar da sua compra principal, além de inserir a fatura do cartão de crédito de forma total no seu planejamento mensal.
As taxas de juros do cartão de crédito são compostas, por isso, o endividamento gera um ciclo de crescimento constante quanto ao valor inicial da dívida.
É importante para o cliente entender os conceitos sobre as taxas de juros. Já que o cartão de crédito é uma forma de comercialização de dinheiro, por isso, é uma modalidade de crédito que tem um elevado custo para o consumidor.
O governo atual está discutindo a possibilidade de diminuir o limite de juros do crédito rotativo do cartão, entretanto, ainda não há uma definição específica sobre essa necessidade.
É muito importante quitar a sua fatura do cartão de crédito. Pois, com a questão dos juros compostos, pagar valores menores do que o total, pode ser uma forma de perder o controle de suas finanças.
Além de configurar o limite do cartão de acordo com as suas possibilidades, é importante que crie um lembrete sobre a data de pagamento, caso ela não esteja em débito automático. Já que os atrasos costumam ser cobrados no primeiro dia, após o vencimento.
É muito importante entender como a instituição financeira registra suas compras feitas no cartão de crédito. Por isso, analise o período das compras e a identificação dos estabelecimentos.
Caso não reconheça alguma compra, entre em contato com a instituição financeira, pois o seu cartão pode ter sido fraudado de alguma forma. Muitas pessoas utilizam a fatura digital por ser uma ferramenta prática, contudo, negligenciam a necessidade da conferência dos lançamentos.
O comércio eletrônico estimula o consumismo. Por isso, cabe ao consumidor esse tipo de controle. Geralmente, as empresas realizam promoções para elevar a quantidade de produtos vendidos, bem como, costumam baratear o crédito para compras a partir de valores específicos.
Essa modalidade de promoção pode ser viável dentro de um processo planejado. Ou seja, caso o produto do seu interesse esteja dentro de uma modalidade de promoção, principalmente no que se refere ao custo do frete, pode ser um momento interessante para utilizar o cartão de crédito.
Entretanto, não realize uma compra apenas para aproveitar da promoção, já que esse motivo não é planejado e, por isso, essa compra pode se tornar um arrependimento futuro.
Antes de adquirir um produto ou contratar um serviço, pense sobre a usabilidade de tal item/contratação na sua rotina. Somente após essa análise, considere a contratação e/ou aquisição.