Você já se informou sobre o procedimento de ingresso no Cadastro Único 2024? Como se sabe, esta ferramenta desempenha um papel fundamental na identificação de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza em todo o país.
Isso porque, o Cadastro Único 2024 é responsável por coletar uma variedade de informações essenciais, como a situação de trabalho, renda, escolaridade e moradia das famílias brasileiras.
Sendo assim, esses dados são centrais para a inclusão em diversos programas sociais que buscam proporcionar melhorias na qualidade de vida.
Benefícios como Bolsa Família, Tarifa Social, Minha Casa Minha Vida, Auxílio Gás e isenção de taxa em concursos públicos exigem o cadastramento nesse banco de dados.
De acordo com estatísticas divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em novembro de 2023, mais de 43,5 milhões de famílias já estavam inscritas no Cadastro Único.
Diante disso, para tornar o acesso e o cadastro mais simples, o Governo Federal lançou recentemente um aplicativo dedicado.
Dessa forma, o governo facilita tanto a consulta quanto a inscrição no Cadastro Único. Por conseguinte, todo o processe se torna mais eficiente aos usuários.
Em nosso texto preparado abaixo, você encontrará todas as informações relevantes para aproveitar ao máximo os benefícios oferecidos por cadastramento.
Como mencionamos anteriormente, agora, realizar o cadastro no Cadastro Único tornou-se mais simples e conveniente do que nunca, graças ao nosso novo aplicativo dedicado.
Assim, não é mais necessário sair de casa ou visitar um posto do CRAS para integrar o banco de dados da população de baixa renda do Brasil. Com apenas um clique, você pode ter seu registro atualizado e acessar uma gama de serviços essenciais.
Dessa forma, o site do Cadastro Único passou por uma reformulação completa para espelhar a experiência da plataforma digital lançada em março deste ano.
Anteriormente, os cidadãos eram obrigados a se deslocar até o posto do CRAS, que abriga o departamento municipal do Cadastro Único, para realizar inscrições iniciais ou atualizar dados cadastrais.
Contudo, com a implementação do aplicativo, esse processo burocrático tornou-se coisa do passado.
A demanda fervorosa da população por uma solução digital eficaz foi atendida com a modernização do site do CadÚnico. Anteriormente limitado em funcionalidades, agora oferece um conjunto abrangente de serviços, incluindo:
O destaque vai para o pré-cadastro do Cadastro Único, uma inovação que permite aos usuários realizar o auto-cadastro, sendo necessário comparecer ao CRAS apenas para a avaliação complementar, agilizando significativamente todo o processo.
Segundo o Ministério da Cidadania, essa nova funcionalidade está projetada para reduzir filas e tempos de espera nas unidades, uma vez que as famílias chegarão aos postos de atendimento com o pré-cadastro já completo.
Assim, após o pré-cadastro, o Responsável Familiar terá um prazo de 120 dias para comparecer ao posto de atendimento e finalizar o cadastro no CadÚnico, proporcionando maior flexibilidade e conveniência aos usuários.
Vale mencionar que, a pessoa interessada em permanecer no Cadastro Único e garantir a manutenção dos benefícios sociais obtidos deve zelar pela atualização regular de suas informações pessoais.
Nesse sentido, é requisitado pelo Governo Federal que a atualização cadastral seja realizada a cada dois anos ou sempre que ocorrerem alterações na composição familiar.
Você pode se interessar em ler também:
Você também pode verificar sua inscrição no Cadastro Único acessando o novo site oficial em cadunico.dataprev.gov.br.
Ao entrar, será necessário realizar o login utilizando seu CPF e a senha do Gov.br, proporcionando um acesso seguro e personalizado.
O portal disponibiliza diversas opções de consulta, permitindo aos usuários escolher entre uma busca simples, completa ou por CPF.
Além do acesso online, a verificação pode ser feita de maneira prática através do aplicativo oficial do Cadastro Único, disponível gratuitamente tanto na Google Play quanto na App Store.
Por meio do aplicativo, é possível consultar o Número de Identificação Social (NIS), obter detalhes sobre a composição da família e até mesmo emitir um comprovante de cadastramento, garantindo comodidade aos usuários que preferem utilizar dispositivos móveis.
Porém, caso prefira uma abordagem mais tradicional, é possível realizar a verificação ligando para o número 0800 707 2003.
O serviço telefônico está disponível das 7h às 19h de segunda a sexta-feira e das 10h às 16h nos fins de semana, proporcionando um amplo horário de atendimento para atender à agenda variada dos cidadãos.
Por fim, aqueles que optarem por uma abordagem presencial têm à disposição diferentes opções.
Podem emitir o comprovante de cadastramento pessoalmente no site Consulta Cidadão Cadastro Único, no aplicativo CadÚnico ou nos postos de cadastramento, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou prefeituras.