Concursos da Polícia Civil, Militar e Científica de PE terão editais ainda este ano? Confira!

Veja mais esclarecimentos da governadora

Os editais de concursos da Polícia Civil, militar e científica do estado do Pernambuco ( PE) poderão ser liberados ainda este ano.

Isso porque, a governadora do estado, Raquel Lyra, já havia anunciado o interesse em reestruturar o modelo de gestão da segurança pública do Estado e colocou o projeto de melhorar o policiamento como uma das prioridades.

O programa “Juntos pela Segurança” será anunciado nesta segunda-feira, 31 de julho, às 14h, no Teatro Guararapes, do Centro de Convenções, em Olinda.

Juntos pela Segurança

Na autorização de empréstimo, em maio e aprovada pela Assembleia Legislativa, estava prevista a destinação de até US$ 200 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ao projeto.

Como forma de demonstrar interesse com o projeto e fazer valer as propostas já realizadas, Raquel havia entregue sete mil coletes à prova de bala (4.650 para o efetivo masculino e 2.350 para o feminino), um investimento de mais de R$ 10 milhões. Entregou ainda cem viaturas, das 895 que devem ser disponibilizadas até o fim deste ano.

O deputado estadual, Joel da Harpa, PL, destacou a importância do projeto:

O Juntos pela Segurança é muito aguardado. Não somente pela população, mas, principalmente, pelos profissionais do segmento que há anos anseiam por mudanças que proporcionem a devida valorização das categorias e que possam proporcionar resultados positivos na diminuição da violência no Estado

A presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Alepe, a deputada Dani Portela (PSOL), viu o projeto com bons olhos e afirmou ser uma boa estratégias para diminuir os índices de criminalidade no estado:

Está mais do que evidente a necessidade de um plano concreto de combate à violência, de uma forma estrutural, não somente de caráter punitivista.

Os concursos policiais serão liberados?

Apesar de que há a necessidade de esperar sobre a reunião e debate do programa, tudo indica que os editais dos concursos da polícia com contratações de novos servidores serão liberados o quanto antes.

Além de ser uma proposta pontuada por Raquel Lyra, os parlamentares têm buscado e incentivado formas de lidar contra a violência e melhora a segurança pública de Pernambuco.

Sobre o assunto a  deputada estadual Delegada Gleide Ângelo (PSB), pontuou: “A gente precisa de uma grande reestruturação que, na minha ótica, deve ter duas vertentes: investimento em efetivo. Porque não se faz polícia sem policiais. E investimento em equipamentos”.

Outro edital aguardado, além dos já citados, é o do Corpo de Bombeiros. Espera-se também que sejam nomeados 1.354 aprovados da Polícia Penal.

Estimativa da governadora

Raquel pontuou que um prazo para liberação dos editais para concurso em prol da segurança pública só poderá ser definido após início do programa “Juntos pela Segurança”, contudo, afirmou que o concurso da polícia militar vai sair ainda este ano.

Sobre os aprovados de 2018, a governadora já pontuou que o assunto está sendo discutido juntamente com a Procuradoria Geral do Estado e destacou que o programa vai trazer mais detalhes sobre a nomeação dos aprovados no edital da Polícia Penal.

Concursos da Polícia Civil, Militar e Científica de PE terão editais ainda este ano? Confira!
Concursos da Polícia Civil, Militar e Científica de PE terão editais ainda este ano? Confira! Imagem: Divulgação

Outros concursos policiais

O concurso PM PA (Polícia Militar do Pará) anuncia que o certame deve sair em breve, já que a banca organizadora foi definida.

O Cebraspe será a empresa responsável pela seleção, vai receber as inscrições e cuidar das etapas. Inicialmente, os esclarecimentos foram publicados através das redes sociais da vice-governadora, Hana Ghassan.

Vagas concurso PM PA 

O novo edital vai contar com  4.400 vagas, sendo 4.000 para Soldado e 400 para Oficial. Com a divulgação do extrato, o documento torna-se iminente e pode sair a qualquer momento já que os trâmites cruciais foram finalizados.

O último edital ofertou 2.405 vagas, sendo 2.310 para Soldado e 95 para Oficial. Segundo dados divulgados pela Seplad, foram registrados mais de 97 mil candidatos. A organização ficou por conta do IADES.

Veja mais aqui

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.