6 dicas de como estudar Lei seca para concursos

Confira as melhores dicas para estudar Lei Seca para concursos

Estudar Lei seca para concursos é um passo muitas vezes negligenciado pelos concurseiros, embora seja crucial para o sucesso. Isso porque essa tarefa é vista como árdua e pouco intuitiva, levando muitos candidatos a deixá-la em segundo plano.

Afinal, estudar interpretações da legislação, explicações simplificadas, aplicações em casos concretos, etc., pode ser bem mais dinâmico do que ler as densas e complexas leis na íntegra.

Contudo, é um mal necessário e precisa ser levado a sério. Você se identifica com essa situação? Não se preocupe, você não está sozinho! A verdade é que muitos concurseiros enfrentam desafios ao estudar a lei seca, especialmente se estiverem apenas começando.

Para te ajudar com isso, hoje apresentaremos algumas dicas valiosas para tornar o estudo da lei seca uma parte integrante e otimizada de sua rotina de preparação. Vamos lá!

O que significa estudar a Lei seca para concursos?

Em termos simples, estudar a lei seca envolve a leitura dos dispositivos legais exatamente como foram publicados e estão disponíveis ao público. Isso difere, por exemplo, de assistir a aulas ou revisar conteúdos que explicam determinada lei. Ao estudar a lei seca, você está diante do texto bruto, sem interpretações, contexto ou explicações adicionais de professores.

É nesse ponto que as dificuldades costumam surgir, pois a linguagem da lei seca geralmente é complexa, tornando a leitura cansativa.

como estudar Lei seca para concursos - Reprodução Canva
como estudar Lei seca para concursos – Reprodução Canva

Em quais concursos é necessário fazer esse estudo?

Embora a conexão mais óbvia seja com carreiras jurídicas, os concurseiros experientes sabem que praticamente todos os concursos públicos cobram algum tipo de legislação em seus editais. Essas leis podem ser amplas, como a Constituição Federal, o Código Penal e o Código Civil, ou específicas do órgão para o qual você está se preparando.

Por exemplo, se você for fazer o concurso do INSS, terá que estudar Direito Previdenciário, envolvendo o estudo da Lei seca que rege essa autarquia.

Portanto, podemos afirmar que é necessário estudá-la em todos os concursos. O que varia são os dispositivos legais cobrados e a abordagem, conforme a banca examinadora, o órgão e o cargo.

6 dicas para estudar a Lei seca

Agora que você compreende a importância de seu estudo em sua jornada de concurseiro, aqui estão 6 dicas essenciais para incluir e otimizar essa etapa importante em sua rotina de estudos.

1. Associe ao estudo teórico

Uma abordagem mais eficaz para estudá-la é integrá-la ao seu estudo teórico. Assim, conecte os dois, pois isso aumenta a retenção de informações a longo prazo.

Enquanto estiver estudando com seu material teórico, crie o hábito de acessar o texto integral da lei sempre que ele for mencionado. Se, por exemplo, você estiver estudando para o concurso do Detran, e o artigo 165 do CTB for citado, faça uma pausa para lê-lo antes de prosseguir.

Então, marque quaisquer dúvidas que surgirem durante a leitura e, ao retornar ao material teórico, verifique se conseguiu esclarecer todas elas.

2. Faça anotações e marcações para estudar a Lei seca

Como o estudo da lei seca pode ser desafiador, especialmente no início, anotações e marcações são ferramentas valiosas.

Sendo assim, anote suas dúvidas ao lado dos artigos e faça marcações em palavras-chave e termos que têm significado crítico. Isso ajudará a compreender melhor o texto legal.

3. Mantenha os textos atualizados

As leis estão em constante evolução para acompanhar as mudanças na sociedade. Além disso, as bancas examinadoras geralmente focam nas atualizações e mudanças recentes.

Portanto, certifique-se de estudar com textos legais atualizados. Prefira versões digitais de um Vade Mecum e acesse os sites oficiais dos órgãos públicos para obter as versões mais recentes.

4. Conheça a diferença entre textos completos e resumos

Ao estudar a lei seca, você pode se deparar com a escolha entre textos completos e resumos. Na maioria dos casos, a opção mais eficiente é estudar com textos compilados, pois eles excluem informações irrelevantes sobre o histórico da legislação.

Dessa forma, a menos que o edital exija o conhecimento do histórico da lei, prefira textos compilados.

5. Complemente com materiais de apoio

Materiais que explicam as leis cobradas em concursos podem complementar seu estudo da lei seca. Esses materiais, preferencialmente elaborados por professores especialistas em concursos, podem melhorar sua compreensão do texto legal.

Apesar do estudo da Lei seca exigir, obviamente, a leitura das publicações integrais da legislação, contar com materiais complementares pode ajudar a interpretar o texto original.

6. Faça revisões regulares para estudar a Lei seca para concursos

A curva do esquecimento mostra que tendemos a esquecer grande parte do que estudamos. Para superar isso, estabeleça o hábito de revisar regularmente. Marcações e anotações ajudarão nesse processo, permitindo que você releia apenas os artigos mais relevantes e suas anotações, reforçando seu conhecimento.

Gostou das dicas de como estudar a Lei seca para concursos? Agora coloque todas em prática e arrase na parte legal de qualquer certame!

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.