Concursos: Nesta quarta (17), Senado vota aumento da reserva de vagas para negros

Saiba mais

Aumento de novas oportunidades

Como forma de diminuir as desigualdades, está sendo votada um PL que defende ampliação da reserva de vagas para negros em concursos.

Veja a seguir.

Discussão e PL sobre cotas em concursos

Está agendada para esta quarta-feira, 17 de abril, a votação do projeto de lei 958 na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal. Proposto pelo senador Paulo Paim (PT-SP), o projeto busca estender as cotas para negros em concursos públicos federais por mais 25 anos.

Atualmente, essas cotas de concursos correspondem a até 20% das vagas, mas o relator, deputado Humberto Costa (PT-PE), sugeriu aumentá-las para 30%.

Apoio para decisão

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, tem priorizado a aprovação desse projeto e recentemente esteve no Senado para dialogar sobre o assunto com o presidente da casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Além disso, a proposta conta com o apoio da ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, que também participou das discussões sobre o texto com o líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA), e com o relator do Projeto de Lei.

O projeto de lei determina o direito à reserva de vagas em concursos realizados pela administração pública federal direta, bem como pela administração indireta, englobando:

  • autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pelo governo federal.

Sobre o assunto, o senador Humberto Costa, detalha em relatório:

“Em que pesem os avanços conquistados nos últimos anos, é preciso reconhecer que as práticas que hierarquizam, discriminam e mantêm a população negra em condição de subalternidade continuam lamentavelmente rotineiras em nosso país”.

O que diz o Projeto sobre aumento de vagas nos concursos?

Essa reserva de vagas para negros é uma forma de ação afirmativa, destinada a corrigir desigualdades históricas e promover a igualdade de oportunidades.

Sobre o assunto, a reserva de vagas será aplicada sempre que o número de oportunidades oferecidas for superior a três.

A justificativa do projeto de lei é clara: reservar 20% das vagas em concursos públicos para negros nos diversos órgãos da administração pública federal, incluindo autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pelo governo federal.

Concursos: Nesta quarta (17), Senado vota aumento da reserva de vagas para negros
Concursos: Nesta quarta (17), Senado vota aumento da reserva de vagas para negros. Imagem: Reprodução

Reduzir desigualdade

As ações afirmativas propostas neste projeto de lei são medidas proativas do Estado para reduzir a discriminação no acesso a cargos públicos enfrentada pela população negra, resultante do racismo estrutural e do racismo institucional presente nas instituições estatais.

A Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014, estabelece, em seu artigo 6º, que sua vigência é de dez anos.

Por isso, o projeto de lei em questão, que reproduz integralmente essa lei, tem o intuito de estender a política de reserva de vagas para pretos ou pardos nos concursos públicos federais, cuja validade se encerraria em 2024.

A política de reserva de vagas em concursos públicos federais proposta pela Lei nº 12.990, de 2014, tem como uma de suas características a temporariedade, como todas as ações afirmativas, por exemplo.

Argumentos sobre a decisão

Seguindo essa linha de raciocínio, após o período estipulado para sua vigência, a política precisa ser avaliada com base em dados objetivos da realidade que pretendia impactar.

Se os resultados desejados foram alcançados, a política pode não ser mais necessária.

Por outro lado, se os resultados foram parciais ou não foram alcançados, a política deve permanecer.

O objetivo ideal seria alcançar um equilíbrio, onde o número de pretos e pardos na administração pública federal corresponda ao seu percentual na população total do país.

De acordo com levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população negra representa cerca de 56% do total da população brasileira.

Quando esse equilíbrio for alcançado e mantido, a política de reserva de vagas nos concursos públicos federais pode não ser mais necessária.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.