Dom Pedro I: Governo problemático, morte e legado

Em post anterior, falamos sobre a chegada de Dom Pedro I no Brasil e como ele se tornou imperador – lei aqui: Dom Pedro I: Vinda para o Brasil e Independência.

Neste post, abordaremos seu governo após a declaração da Independência do Brasil, o retorno para a Europa e o contexto de sua morte.

Confira para contribuir para seus estudos.

Um governante problemático

Após a independência, a falta de atenção de Pedro aos estudos voltou a assombrá-lo. Uma série de crises dificultou a vida do jovem governante.

A Cisplatina, uma das províncias do sul do Brasil, se separou com o incentivo da Argentina: eventualmente se tornaria o Uruguai. Teve um desentendimento bem divulgado com José Bonifácio de Andrada, seu ministro-chefe e mentor.

Em 1826, sua esposa Leopoldina morreu, aparentemente de uma infecção causada após um aborto espontâneo. O povo brasileiro a amou e perdeu o respeito por Pedro devido aos seus conhecidos flertes; alguns até disseram que ela morreu porque ele bateu nela.

De volta a Portugal, seu pai morreu em 1826 e a pressão aumentou sobre Pedro para ir a Portugal e reivindicar o trono lá. O plano de Pedro era casar sua filha Maria com seu irmão Miguel, o que tornaria Maria rainha e Miguel regente. O plano falhou quando Miguel tomou o poder em 1828.

Abdicação de Pedro I do Brasil

Pedro começou a querer se casar novamente, mas a notícia do mau tratamento dispensado à respeitada Leopoldina o precedeu e a maioria das princesas européias não quis saber dele.

Ele acabou escolhendo Amélie de Leuchtenberg. Ele tratou bem Amélie, até banindo sua amante de longa data, Domitila de Castro. Embora fosse bastante liberal para sua época – ele era a favor da abolição da escravidão e apoiou a Constituição -, ele lutou continuamente com o Partido Liberal Brasileiro.

Em março de 1831, liberais brasileiros e monarquistas portugueses lutaram nas ruas. Ele respondeu demitindo seu gabinete liberal, levando à indignação e apelos para que ele abdicasse. Fê-lo no dia 7 de abril, abdicando a favor do filho Pedro, então com 5 anos. O Brasil seria governado por regentes até Pedro II atingir a maioridade.

Volta à Europa

Pedro I teve grandes problemas em Portugal. Seu irmão Miguel havia usurpado o trono e tinha um firme controle do poder. Pedro passou um tempo na França e na Grã-Bretanha; ambas as nações apoiaram, mas não quiseram se envolver em uma guerra civil portuguesa.

Entrou na cidade do Porto em julho de 1832 com um exército formado por liberais, brasileiros e voluntários estrangeiros. As coisas correram mal no início porque o exército de D. Manuel era muito maior e sitiou Pedro no Porto durante mais de um ano.

Pedro então enviou algumas de suas forças para atacar o sul de Portugal, um movimento surpresa que funcionou. Lisboa caiu em julho de 1833.

Justamente quando parecia que a guerra havia acabado, Portugal foi arrastado para a Primeira Guerra Carlista na vizinha Espanha; A ajuda de Pedro manteve a rainha Isabel II da Espanha no poder.

Morte

Pedro estava em sua melhor forma em tempos de crise, pois os anos de guerra haviam realmente revelado o que havia de melhor nele. Ele era um líder natural do tempo de guerra, que tinha uma conexão real com os soldados e as pessoas que sofreram no conflito. Ele até lutou nas batalhas.

Em 1834 ele ganhou a guerra: Miguel foi exilado de Portugal para sempre e a filha de Pedro, Maria II, foi colocada no trono. Ela governaria até 1853.

A guerra, no entanto, afetou a saúde de Pedro. Em setembro de 1834, ele estava sofrendo de tuberculose avançada. Ele morreu em 24 de setembro aos 35 anos.

Legado de Dom Pedro I

Durante seu reinado, Pedro I foi impopular com o povo do Brasil, que se ressentia de sua impulsividade, falta de governo e maus-tratos à amada Leopoldina.

Embora fosse bastante liberal e favorável a uma Constituição forte e à abolição da escravidão, os liberais brasileiros o criticavam constantemente.

Hoje, porém, brasileiros e portugueses respeitam sua memória. Sua posição sobre a abolição da escravidão estava à frente de seu tempo. Em 1972, seus restos mortais foram devolvidos ao Brasil com grande alarde.

Em Portugal, é respeitado por derrubar seu irmão Miguel, que havia encerrado as reformas modernizadoras em favor de uma monarquia forte.

Na época de Pedro, o Brasil estava longe de ser a nação unida que é hoje. A maioria das cidades estava localizada ao longo da costa e o contato com o interior quase inexplorado era irregular.

Mesmo as cidades costeiras ficavam bastante isoladas umas das outras e a correspondência frequentemente ia primeiro para Portugal. Poderosos interesses regionais, como cafeicultores, mineradores e plantações de cana-de-açúcar, estavam crescendo, ameaçando dividir o país.

O Brasil poderia facilmente ter seguido o caminho da República da América Central ou da Grande Colômbia e se dividido, mas Pedro I e seu filho Pedro II estavam firmes em sua determinação de manter o Brasil inteiro. Muitos brasileiros modernos atribuem a Pedro I a unidade de que desfrutam hoje.

E então, o que achou desse conteúdo?

Não deixe de ler também – A Balaiada: importante revolta do Período Regencial

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.