Diversos concursos públicos especificam no edital uma fase de investigação social. Contudo, muitos concurseiros não sabem no que consiste essa fase do processo seletivo.
A fase de investigação social pode estar presente em muitos concursos, mas costuma aparecer principalmente nos concursos voltados para cargos na área de Segurança Pública, como os para funções na Polícia Militar ou Civil ou para agente penitenciário, por exemplo.
Apesar desta fase não ter caráter classificatório, nem interferir na nota do candidato, o candidato pode ser reprovado na fase durante a investigação social se esta comprovar má conduta.
Esta fase consiste resumidamente numa forma de analisar a conduta social e profissional do candidato.
Assim, o candidato deve preencher um formulário, no qual deverá fornecer informações verídicas sobre sua carreira profissional que virão a ser verificadas pela equipe do concurso.
De modo geral, as informações analisadas são:
Além da verificação de antecedentes criminais, a vida particular dos candidatos também pode ser analisada pela banca por meio das suas redes sociais, por exemplo. Nesse sentido, o concurseiro precisa até ter cuidado com o conteúdo que veicula em suas redes sociais.
Para não ser pego de surpresa e se preparar para esta fase o ideal é ler cuidadosamente o edital e verificar se o seu concurso terá investigação social.
Gostou deste texto? Então deixe seu comentário!
https://noticiasconcursos.com.br/concursos-por-nivel/concursos-nivel-fundamental/concursos-publicos-saiba-o-que-estudar-para-concursos-de-nivel-fundamental/