Após um período desafiador com a pandemia, o ano de 2023 foi um marco para os concurseiros e os cursos preparatórios. Com uma nova gestão no governo federal, o número de alunos e matrículas aumentou significativamente. Houve um crescimento de 30% a 40% em comparação com o cenário dos anos anteriores. A expectativa para 2024 é atrair ainda mais pessoas interessadas em estabilidade na carreira e ocupar uma das muitas vagas prometidas.
Segundo estimativas, a previsão para o ano de 2024, apenas no Estado do Rio, é de 10.907 vagas. Já estão anunciados concursos muito esperados como Caixa, Correios, INSS, MPU, Polícia Federal e PRF. Além disso, um segundo Concurso Nacional Unificado deverá ocorrer no próximo ano e o judiciário que realizará concurso para preenchimento de vacâncias.
Nos concursos para o Estado do Rio, destacam-se seleções para Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Tribunais e Ministério Público. Também estão previstos concursos para a Prefeitura do Rio, como o da Procuradoria-Geral, Guarda Municipal e Secretaria municipal de Educação. As cidades de Petrópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Maricá, Campos dos Goytacazes, São Francisco de Itabapoana, Itaperuna, Macaé e Volta Redonda também anunciaram a realização de concurso em 2024.
Uma das principais dicas para quem pretende prestar concursos públicos é começar a se preparar antes mesmo da publicação dos editais. O maior erro que um candidato pode cometer é iniciar os estudos somente quando o edital é divulgado. O intervalo até as provas costuma variar entre 60 e 90 dias. Sendo assim, fica complicado fazer uma preparação adequada: estudar todo o conteúdo programático, fazer revisões e simulados.
Sem um edital publicado, provas anteriores e professores de cursos preparatórios são os maiores aliados nos estudos. A dica é elaborar um plano de estudos inicial, mas alterá-lo, a medida que se identifica estratégias mais confortáveis para si e dificuldades em certas disciplinas e conteúdos.
A fase de estudos requer tempo e dedicação dos concurseiros, que muitas vezes enfrentam dupla ou tripla jornada na luta pelo sonho do cargo público. A organização do tempo é o primeiro passo no caminho para aprovação, estipulando a quantidade de horas diárias.
Outra estratégica importante que ajuda seu cérebro a focar e pode aumentar a eficiência e produtividade é planejar um ‘cantinho de estudo’.
O começo do preparo com antecedência (por dez meses a um ano), segundo os especialistas, também vai possibilitar se dedicar a mais de uma seleção. Desde que sejam da mesma área ou com o núcleo de disciplinas cobradas muito similar.
A jornada de preparação envolve abdicações em várias instâncias. E contar com o apoio e compreensão da família pode ser um diferencial para tornar o processo um pouco mais leve.
Entretanto, os momentos de pausa e descanso precisam existir na vida do concurseiro. Nesses momentos, os programas com a família são soluções para assegurar o bom relacionamento e manter a saúde mental.
A semana que antecede o dia da prova pode e precisa ser utilizada para deixar o Dia D mais leve.
Os concursos públicos são uma excelente oportunidade para aqueles que buscam estabilidade na carreira e bons salários. No entanto, é preciso se preparar adequadamente, começando a estudar antes mesmo da publicação dos editais. Com dedicação, organização e o apoio da família, é possível conquistar o tão sonhado cargo público.