Vai ter concurso CORREIOS ainda este ano? Saiba agora 

Milhares de brasileiros aguardam ansiosamente pelo lançamento do certame, que pode ocorrer ainda em 2023

O concurso CORREIOS é um tema de grande interesse para muitos brasileiros que buscam estabilidade e oportunidades no mercado de trabalho. Assim sendo, com a situação atual da empresa pública e a carência de servidores, a expectativa em torno de um novo certame cresceu significativamente. 

Desse modo, para que você saiba tudo o que precisa sobre o certame em questão, reunimos algumas das principais informações a respeito desse assunto para te passar.

Acompanhe a leitura até o final e confira!

Vai ter concurso CORREIOS ainda este ano? Veja a situação atual do certame

Conforme mencionado acima, o concurso dos CORREIOS é um assunto que está chamando a atenção de muitos concurseiros. O motivo? O déficit de servidores da empresa pública é uma realidade que precisa ser resolvida com urgência. Dessa maneira, muitos se perguntam se haverá a publicação de um edital ainda este ano.

Contudo, só o que se sabe até o momento, é que, pelo menos 7,6 mil cargos estão vagos. O que evidencia a urgência em recompor o quadro de pessoal.

Mudanças na perspectiva de privatização

Nos últimos meses, a possibilidade de privatização dos Correios deixou muitos candidatos apreensivos quanto à realização de um novo concurso. No entanto, uma reviravolta aconteceu quando o Governo Federal retirou a empresa pública da lista de órgãos que poderiam ser privatizados no país.

Desse modo, o presidente dos Correios, o advogado Fabiano Silva, confirma a importância de preencher as vagas em aberto para garantir a qualidade dos serviços prestados. Isso reforça a esperança de possa acontecer a realização de um novo concurso em breve.

Edital de abertura ainda está sem prazo definido

Embora haja uma perspectiva positiva, o edital de abertura para um novo certame dos Correios ainda não possui um prazo definido. Ademais, tudo dependerá do que será discutido durante a próxima reunião entre a empresa pública, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e as federações.

Confira algumas novidades que acontecerão em breve sobre o concurso

O primeiro sinal de que ocorrerá um novo concurso dos Correios ainda este ano é uma solicitação oficial de abertura de novas vagas, que deverão ser preenchidas por meio de concurso público. Contudo, o órgão ainda não realizou essa solicitação ao Governo.

Diante dessas informações, só o que resta aos concurseiros que sonham com uma vaga nos Correios, é continuar acompanhando de perto qualquer desenvolvimento que tenha relação com esse tema. 

Além disso, enquanto aguarda a confirmação do edital, que tal começar a se preparar com simulados gratuitos e online? Lembre-se de que estudar com antecedência pode fazer toda a diferença.

Ademais, com a revogação do processo de privatização e tendo em vista que o último certame do órgão aconteceu em 2017, e o déficit de servidores é específico, surge a esperança de que um novo concurso do órgão possa acontecer em breve. Assim sendo, começar a preparação o quanto antes é fundamental para obter maiores chances de aprovação.

Veja o histórico de tentativas do certame

As tentativas de realizar um novo concurso para o órgão em questão começaram em 2017. Com a previsão de vagas para Carteiro e Operador de Triagem e Transbordo, ambos exigindo ensino médio completo. 

Na época, o edital oferecia 2 mil oportunidades imediatas e formação de cadastro reservado para 11 estados brasileiros.

Houve rumores de que a empresa pública iniciou novas tentativas para o próximo edital de abertura no início de 2023. No entanto, a informação não teve oficialização, e os detalhes sobre os cargos e quantitativo de vagas ainda são desconhecidos.

Correios fará reunião para debater a abertura de novo concurso

Uma minuta envolvendo o coletivo entre Correios e representantes sindicais da categoria abriu a possibilidade de debate junto ao Governo Federal sobre a programação de vagas. Assim, a empresa pública se comprometeu a realizar uma reunião com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, em conjunto com as federações, para discutir a previsão de um novo concurso.

Dessa maneira, milhares de pessoas aguardam ansiosamente o desenrolar dessa história com o objetivo de conseguir uma vaga nos Correios. Sendo assim, acompanhar de perto as atualizações sobre o tema é essencial para se preparar para quando ocorrer o lançamento do edital.

Para mais, enquanto aguarda por mais detalhes, não deixe de se preparar e estudar com dedicação para sair na frente dos seus concorrentes quando o certame se tornar uma realidade.

Agora que você já sabe tudo sobre a possibilidade de acontecimento de um concurso CORREIOS ainda este ano, fique atento para não perder nenhuma novidade sobre esse assunto! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.