Concurso Guarda Municipal de Novo Hamburgo RS: Edital deve ter 69 vagas!

A Prefeitura de Novo Hamburgo, Estado do Rio Grande do Sul, pode abrir um novo edital de concurso público para Guarda Municipal (Concurso Guarda Municipal de Novo Hamburgo RS). O município encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei para a criação de 69 cargos de guardas municipais. A proximidade da aposentadoria de grande parte do efetivo motivou o projeto.

Segundo nota divulgada pela prefeitura, a Guarda Municipal de Novo Hamburgo (GMNH) conta, atualmente, com 213 agentes. A corporação está em um momento de transição, em que parte do contingente está nos anos finais da sua trajetória funcional. A GMNH foi criada há 27 anos.

“Estamos nos antecipando. Queremos evitar uma situação de diminuição brusca de efetivo, sem que haja condições de recomposição. Para tanto, fizemos o estudo das possibilidades e encaminhamos a proposta ao Legislativo”, disse a prefeita Fátima Daudt.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, general Roberto Jungthon, com ingresso de novos servidores na corporação, a Guarda Municipal não sofrerá o impacto da redução do seu quadro.

“Além de repor o efetivo, novos agentes representam reforço na patrulha escolar, melhor atendimento aos bairros, ampliação do contato direto com a população e mais apoio às operações das forças policiais”, analisou Jungthon.

O Concurso Guarda Municipal de Novo Hamburgo RS

Se o projeto de lei for aprovado e o concurso seja aberto, parte dos novos guardas municipais será destinada ao quadro de operadores de monitoramento. Os novos profissionais atuarão no Centro de Operações Integradas de Vigilância Eletrônica (Coive) com o objetivo de preparar o município para operação de câmeras do sistema de cercamento eletrônico.

“Os novos servidores serão fundamentais quando o cercamento eletrônico estiver implantado, dando a robustez que o sistema demandará em sua operação”, disse o diretor da Guarda, Ulisses José da Silva.

Para realização do concurso de Guarda, será necessário, primeiramente, a aprovação da Câmara de Vereadores. Após receber o sinal verde, o município deve formar uma comissão organizadora para acompanhamento dos preparativos do concurso.

Último concurso

O último edital de concurso de Guarda Municipal de Novo Hamburgo aconteceu em 2015, quando contou com 20 vagas. Desse quantitativo, 18 foram para ampla concorrência e duas para portadores de necessidades especiais. As chances foram para homens e mulheres.

Para concorrer ao cargo, foi necessário nível médio completo. O salário foi de R$2.153,62, por jornada de trabalho de 40 horas semanais. A Fundação La Salle organizou o certame.

O concurso contou com provas objetivas e teste de aptidão física (TAF). O exame contou com questões de múltipla escolha de Conhecimentos Específicos, Língua Portuguesa, Legislação e Raciocínio Lógico.

Apenas os 150 primeiros colocados na prova objetiva foram convocados para o TAF.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.