Concurso TJ PA 2019: Banca organizadora será definida esta semana!

O edital de concurso público do Tribunal de Justiça do Pará (Concurso TJ PA 2019) para servidores está autorizado. O Pleno do órgão aprovou, no dia 05 de junho, a proposta de novo concurso para cargos efetivos. As chances serão destinadas para funções da área de apoio.

De acordo com o órgão, a banca organizadora do concurso será definida até o final desta semana. Foi confirmado, ainda, que as bancas Fundação Carlos Chagas (FCC), Cebraspe e Fundação Vunesp estão entre as primeiras colocadas na pesquisa de mercado realizada pelas áreas responsáveis.

No dia 12 de junho, foi publicado no Diário Oficial uma portaria que forma a comissão organizadora do concurso. O grupo de trabalho será composto por sete servidores, conforme disposto no documento (veja abaixo).

Para o certame acontecer, o órgão formou uma comissão para acompanhar e organizar o concurso TJ-PA. O grupo de trabalho, conforme informou o Tribunal, terá a presidência da desembargadora Rosi Maria Gomes de Farias. A expectativa é que o edital seja divulgado para cargos de ensino médio e superior. O quantitativo de vagas ainda não foi revelado.

“A Administração do TJPA está adotando as últimas medidas para publicação do Edital e efetivação do referido concurso, que é uma ação estratégica voltada ao aprimoramento da movimentação da carreira dos servidores prevista no Plano de Gestão 2019/2021, o qual objetiva a melhoria do clima organizacional”, disse o órgão.

De acordo com dados do Portal da Transparência do TJ-PA, atualmente, há 488 cargos vagos no órgão, sendo 312 de nível superior (carreiras de analista e oficial) e 176 de nível médio. Os cargos de analista e oficial têm salários iniciais de R$7.320. Os aprovados ainda podem receber gratificação de risco de vida, gratificação de atividade externa e adicional de titulação. Para nível médio, os ganhos mensais iniciais chegam a R$ 3.207,90.

O concurso TJ PA 2019

A tendência é que o quantitativo de vagas seja fechado logo após o concurso de remoção, etapa interna que abre oportunidades para que os próprios servidores do órgão ocupem os cargos que estão vagos. Os cargos que ficarem vagos devem ser preenchidos pelo novo concurso.

“O Tribunal de Justiça do Estado realizará, proximamente, mais um concurso para remoção de servidores, antecipando-se ao novo concurso público destinado ao preenchimento das vagas que serão abertas em consequência dessa remoção”, informou o TJ em nota.

Para publicação do edital, o órgão deve contratar uma banca organizadora para receber as inscrições e aplicar as provas. A expectativa é que o edital seja divulgado ainda este ano, conforme informações da categoria, o Sinjep-PA.

Último Concurso

O último edital de concurso foi divulgado em 2014. Na ocasião, o certame contou com vagas para cargos de auxiliar judiciário (nível médio), analista judiciário e oficial de justiça avaliador (nível superior). O certame teve validade até abril deste ano (2019).

Desde quando foi homologado, o órgão convocou nada menos que 1.349 aprovados, sendo 652 analistas, 180 oficiais de justiça e 517 auxiliares.

O último concurso contou com prova objetiva (para todos), além de redação e avaliação de títulos (somente para nível superior). As vagas foram para 12 polos judiciários e os aprovados puderam ser lotados em qualquer uma das comarcas dos polos.

Informações do concurso
  • Concurso: Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA)
  • Banca organizadora: a definir
  • Escolaridade: médio e superior
  • Número de vagas: a definir
  • Remuneração: a definir
  • Inscrições: a definir
  • Taxa de Inscrição: a definir
  • Provas: a definir
  • Situação: PREVISTO
  • Link do último edital.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.