Concursos Polícia 2023: confira editais previstos para o próximo ano; mais de 14 mil vagas

Previsão é de ao menos nove grandes concursos para 2023. A maioria se concentra nas regiões nordeste e sudeste do Brasil.

O ano de 2022 já está chegando ao fim e com ele as expectativas para o próximo ano. E no que depender dos concursos públicos, as notícias são muito boas. Ao menos 14.861 vagas estão previstas para as polícias brasileiras.

Diversos editais para ingresso na área da segurança pública estão previstos para 2023, entre eles polícia militar, civil e penal. As oportunidades contemplam candidatos com nível médio ou superior.

Com isso, os concurseiros já podem começam a se preparar para a busca da vaga dos sonhos.

Confira a seguir os editais já confirmados para polícia de diversos estados em 2023:

Editais para polícia previstos para 2023:

1. Polícia Civil – Distrito Federal (PC DF)

Quem deseja conquistar uma vaga na Polícia Civil do Distrito Federal já pode começar a se preparar. O Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023 já foi aprovado e prevê 900 vagas para novos servidores.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Governo do Distrito Federal, Ney Ferraz Jr reforçou a abertura do edital durante entrevista ao Jornal Correio Braziliense.

“Já existe a previsão da dotação orçamentária tanto para concursos da Polícia Civil, de agentes e delegados, como também para forças policiais como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e também para a área civil, que seria a saúde, educação, Secretaria de Desenvolvimento Social — para combater os problemas do Cras. Educação também vai ter muito concurso”, disse.

2. Polícia Civil – Pernambuco (PC PE)

Outro estado que deve anunciar em 2023 a realização de um novo concurso público é Pernambuco.

O edital para Polícia Civil já foi autorizado e a banca já foi contratada, apesar de ainda não ter sido anunciada oficialmente.

Ao todo, serão oferecidas 1.597 vagas distribuídas entre os cargos de agente, escrivão, delegado e perito papiloscopista.

3. Polícia Militar – Santa Catarina (PM SC)

A Polícia Militar de Santa Catarina também terá concurso público em breve.

O comandante geral da PM SC informou que a publicação do edital deve acontecer até o mês de março de 2023.

A banca organizadora do concurso será a Cebraspe, definida via dispensa de licitação.

Serão oferecidas 550 vagas ao todo, sendo que dessas, 500 são para soldados e outras 50 vagas para oficiais.

4. Polícia Militar – Distrito Federal (PM DF)

A mesma lei orçamentária que prevê a realização de concurso para polícia civil do Distrito Federal também prevê a realização de um certame para a PM DF.

O edital, que será lançado em 2023, será destinado ao preenchimento de 2.400 vagas para o cargo de Soldado, dessas 700 são para contratação imediata e outras 1.400 para formação de cadastro reserva.

5. Polícia Militar – Paraíba (PM PB)

A Polícia Militar da Paraíba confirmou a realização de um novo concurso público para soldados em 2023.

A informação foi confirmada pelo coronel da PM, José Ronildo Souza da Silva, no último dia 08 de novembro.

A expectativa é que sejam anunciadas 1000 vagas, no entanto, o quantitativo exato ainda não foi informado.

6. Polícias Militar e Cientifica – Pernambuco (PM PE)

Outro concurso muito esperado é o da Polícia Militar do estado de Pernambuco. Ele já foi confirmado para ser realizado em 2023.

O governador do estado anunciou a realização do certame com previsão de 2580 vagas distribuídas entre soldados (2400 vagas) e oficiais (180 vagas).

Segundo informação publicada em redes sociais pela deputada Gleide Ângelo, a banca responsável pelo concurso já foi escolhida, mas ainda não foi divulgada.

“Obtive a Informação de que a Secretaria de Defesa Social já escolheu a banca organizadora dos concursos da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Foi reafirmado que o edital desses concursos sairá ainda este ano (2022)”, disse a deputada em suas redes sociais.

O governo de Pernambuco ainda prevê a realização de outro concurso na área da segurança pública, desta vez para a polícia cientifica.  O edital também tem previsão de ser publicado em 2023.

Estão previstas para a Polícia Cientifica 164 vagas no total. 50 vagas para peritos criminais, 50 vagas para médicos legistas, 60 vagas para agentes de medicina legal e 4 vagas para agentes de perícia criminal.

7. Polícia Militar – Rio de Janeiro (PMERJ)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro autorizou, em setembro deste ano, a realização de um novo concurso público para a PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro).

De acordo com o documento, publicado no Diário Oficial, serão ofertadas 2 mil vagas para o cargo de soldado.

A expectativa é que o edital seja publicado ainda em 2022, no entanto, o período de inscrições e provas devem acontecer somente em 2023.

8. Polícia Penal – Bahia (PP BA)

A Bahia também tem previsão de concurso público para polícia em 2023. Desta vez, as oportunidades são para a Polícia Penal.

A Lei Orçamentária Anual para o próximo ano já foi aprovada e prevê a criação de 170 vagas para o órgão.

9. Polícia Civil – São Paulo (PC SP)

A Polícia Civil de São Paulo, ao que tudo indica, também terá um novo concurso público para 2023.

De acordo com o delegado diretor da Administração de Pessoal da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Gilson Cezar Pereira da Silveira, a expectativa é que a nova seleção seja anunciada ainda em janeiro de 2023.

O governo do estado prevê a criação de 3500 vagas distribuídas entre editais que já estão em andamento, além dos novos que devem ser lançados no inicio do próximo ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.