Concurso SEE PE 2019: Comissão organizadora de novo edital é formada!

A Secretaria de Educação e Esporte do Estado de Pernambuco vai abrir um novo edital de concurso

A Secretaria de Educação e Esporte do Estado de Pernambuco vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso SEE PE 2019) para preenchimento de vagas no quadro de servidores. Foi divulgado no Diário Oficial, edição do dia 12 de setembro, a portaria que forma a comissão organizadora do certame

De acordo com o documento, o grupo de trabalho é formado por quatro servidores. Os integrantes serão responsáveis pela elaboração da proposta do edital, documento em que consta o número de vagas, cargos, entre outros detalhes importantes sobre o certame.

Vale lembrar, que as vagas do concurso serão destinadas para provimento efetivo no quadro de pessoal do Sistema Público Estadual de Educação. A expectativa é que as vagas sejam oferecidas para professor em várias especialidades, além de vagas para cargos de apoio.

A última nomeação de aprovados do último concurso aconteceu em abril. Na ocasião, foram 231 novos professores de Biologia convocados. Segundo informações da SEE-PE, o certame realizado em 2016 foi o primeiro do Governo do Estado para a Educação Profissional e o maior já realizado para a Educação Especial.

“Foi uma grande vitória poder realizar essas novas nomeações para nosso quadro de professores efetivos antes do fim da validade do certame, considerando as dificuldades do atual contexto econômico e financeiro do País e do Estado”, disse o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio.

Último edital

O último edital de concurso de efetivos SEE-PE foi divulgado em dezembro de 2015. Na ocasião, conforme informações da pasta, a seleção contava com 3 mil vagas. No entanto, desde a homologação dos resultados, a pasta convocou um total de 4.901 classificados.

Do total,  4.269 compõem o quadro da Educação Básica, 315 da Educação Especial e 317 na Educação Profissional. Na Região Metropolitana de Recife foram 1.938 aprovados, enquanto no interior foram 2.963.

As 3 mil vagas do concurso foram distribuídas em três editais, sendo um para a Educação Especial, um para a Educação Básica e outro para a Educação Profissional.

Para Educação Especial, foram 342 vagas, sendo 79 para o nível superior e 263 no nível médio (magistério). Na Educação Básica foram 2.458 vagas, enquanto na Educação Profissional foram 200. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) organizou o certame.

O concurso contou com prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e a análise de títulos, de caráter meramente classificatório.

A prova contou com 40 questões para professor de Português ou 50 questões para as demais especialidades. As questões estavam distribuídas entre as disciplinas de: Língua Portuguesa, Conhecimentos Pedagógicos e Conhecimentos Específicos.

Além disso, o concurso contou com prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, para professores de Português. Nessa etapa, os candidatos tiveram que resolver uma redação dissertativa-argumentativa. Além disso, houve prova prática (somente para candidatos das áreas de Libras e Braille, da Educação Especial).

Em maio do ano passado, o órgão divulgou edital com 590 vagas temporárias. As vagas foram para cargos de ensino médio e superior para atuação na área da Educação Profissional nas modalidades presencial e a distância.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.