A Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso SEDUC RS 2021). Durante uma entrevista coletiva a distância, o governador do Estado, Eduardo Leite, anunciou o planejamento para realizar a contratação de mais de 3 mil servidores em 2021. Entre eles, 1.500 professores estaduais.
A confirmação do concurso SEDUC-RS já havia sido dada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, que havia dito, na ocasião, que a seleção ainda estava no radar do governo estadual.
O edital SEDUC-RS é aguardado desde 2019 e já deveria ter saído em 2020, mas os trâmites atrasaram por conta da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o governo local, um quantitativo de mais de de 4 mil aposentadorias foram registradas no quadro do magistério da pasta nos últimos anos. Somente em 2019, foram 3.463 publicadas. Em 2020, foram 559. Além disso, outros 2 mil servidores já aguardam análise e publicação de suas aposentadorias. Com o déficit elevado, o quadro não consegue prestar atendimento plenamente às 2.384 unidades escolares gaúchas.
Agora, com o novo edital de concurso SEDUC-RS, o Estado poderá repor esses cargos que estão em aberto.
Os vencimentos iniciais dos professores chegam a R$2.168,32. No entanto, em alguns casos, como os professores das séries finais, o salário é pago por hora/aula, indo até R$75,76 h/a. A depender da área, o cargo pode exigir o curso Normal de nível médio ou a graduação com licenciatura plena.
Pedido de concurso SEDUC-RS
O concurso SEDUC-RS ainda não tem uma data definida para lançar o seu edital. No entanto, o pedido de autorização do concurso já está em trâmite desde março de 2020, conforme informou a Assessoria Jurídica da secretaria. Em 2019, o concurso foi recomendado pelo MP-RS.
Recentemente, a Assembleia Legislativa do Estado aprovou o Projeto de Lei 253/2020, que prorroga os contratos emergenciais.
“Essa emenda garante um tempo e uma segurança maior aos temporários da Educação e, possibilita que o governo neste período realize concurso para contratação de professores, técnicos, orientadores, supervisores e servidores de escolas,” disse a deputada Sofia Cavedon, que deu voto favorável ao PL 253/2020, do Poder Executivo. .
Últimos concursos
O último concurso aberto para o magistério aconteceu no ano de 2013. Na ocasião, o edital abriu 10 mil vagas, tanto para graduados quanto para pessoas com formação de nível médio na modalidade Normal.
Veja Também: Últimas Notícias do Brasil e Fique 100% informado(a)
As vagas do concurso SEDUC-RS foram oferecidas em diversas áreas, como Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Educação Básica.
Para servidores do quadro de apoio das escolas, o último edital de concurso foi aberto em 2014 e teve oferta de 1.393 vagas, além de formação de cadastro de reserva. As oportunidades foram em cargos de níveis médio e técnico.
As chances foram oferecidas para agente educacional I – técnico em Nutrição (240 vagas), agente educacional II – assistente financeiro (270 vagas), Administração Escolar (354), Interação com o Educando (339), técnico em Informática (114) e tradutor e intérprete de Língua de Sinais – Libras (76).