Concurso PM RJ para Oficiais com 32 vagas: comissão formada para fiscalizar contrato com a FGV

A Polícia Militar do Rio de Janeiro vai abrir um novo edital de concurso público para o cargo de Oficiais com oferta de 32 vagas; Governador Witzel autorizou o certame

A Polícia Militar do Rio de Janeiro vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso PM RJ 2021) para o cargo de Oficiais em março. Previsto para sair em fevereiro, o certame ainda está sendo elaborado, conforme informou fontes do site Folha Dirigida. Atualmente, o cronograma do concurso ainda está sendo fechado.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) será a banca organizadora do próximo edital para carreira. O contrato entre as partes foi divulgado no Diário Oficial do dia 09 de fevereiro. A comissão que ficará responsável por fiscalizar o contrato entre a corporação e a organizadora está formada. O documento foi publicado no dia 24 de fevereiro. Veja a responsabilidade da comissão:

  • a atestação das notas fiscais relativas ao contrato;
  • o encaminhamento de toda a documentação comprobatória da boa execução e o termo de recebimento do serviço;
  • a prestação de todas as informações relativas à execução do contrato que o mesmo necessitar;
  • a comunicação todas as alterações na execução do ajuste contratual para fins de adoção das providências administrativas cabíveis; entre outras.

Serão oferecidas, ao todo, 32 vagas. Conforme documento interno da Polícia Militar, a empresa foi declarada vencedora do processo de licitação.

O cargo de Oficial da PM-RJ tem requisito de nível superior em Direito, além de ter até 35 anos (na data em que o edital for publicado) e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.

O quantitativo de 32 vagas do próximo concurso PM-RJ é decorrente dos cargos que ficaram vagos por conta de aposentadorias, mortes ou exonerações, desde que o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) foi adotado pelo estado, em setembro de 2017.

Conforme o projeto, o concurso contará com cinco etapas, sendo elas:

  • 1ª etapa: provas objetivas e discursivas (aos cuidados da banca organizadora);
  • 2ª etapa: exame antropométrico e Teste de Aptidão Física (realizados pela PMERJ);
  • 3ª etapa: exame psicológico (PMERJ);
  • 4ª etapa: exame de saúde (PMERJ);
  • 5ª etapa: exame social e documental (PMERJ).

Na prova objetiva serão cobradas 80 questões, distribuídas nas matérias de Direito Administrativo (15), Constitucional (15), Penal (15), Processual Penal (15), Penal Militar (10) e Direitos Humanos (10).

A prova discursiva vai abordar questões de Direito Administrativo, Constitucional, Penal e Processual Penal.

A prova objetiva vai ter valor máximo de 20 pontos e vai contar com quatro questões dissertativas, de até 30 linhas cada, com até cinco pontos cada.

As provas serão aplicadas no mesmo dia. O exame objetivo das 9h às 13h e a discursiva das 15h às 18h. Os aprovados realizarão as demais etapas.

Os candidatos do TAF farão teste de flexão abdominal, teste de flexão em barra fixa (candidatos do sexo masculino) e teste de isometria na barra fixa (sexo feminino) e corrida de 2.400m.

Último edital do concurso da PM-RJ para Oficiais

O último concurso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro para o cargo de Oficiais foi divulgado em 2018, quando contou com 37 vagas para a carreira.

Do quantitativo de vagas, 30 (trinta) foram de ampla concorrência e 07 (sete) para negros ou índios. O Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE) teve a responsabilidade do certame.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisou ter a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data da matrícula no Curso de Formação; não ter completado a idade máxima de 35 (trinta e cinco) anos até a data de publicação do edital de abertura; possuir estatura mínima de 1,65 m, se do sexo masculino, e estatura mínima de 1,60 m, se do sexo feminino.

Como pré-requisito para ingresso, será exigido o nível superior de escolaridade, com formação específica de Bacharel em Direito. Para o posto de 2º Tenente PM, o salário foi de R$ 7.132,52 (sete mil cento e trinta e dois reais e cinquenta e dois centavos).

O concurso da PM-RJ foi composto por prova objetiva, prova discursiva, exame antropométrico, teste de aptidão física, exame psicológico, exame de saúde, exame social e documental.

A Prova Objetiva terá caráter eliminatório e classificatório e será constituída de questões de múltipla escolha nas matérias de Direito Administrativo (15), Direito Constitucional (15), Direito Penal (15), Direito Processual Penal (10) e Direito Penal Militar (05), totalizando 60 questões.

Foi eliminado do concurso o candidato que não obteve, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) dos pontos da Prova Objetiva e/ou obtiver nota 0 (zero) em qualquer uma das áreas de conhecimentos.

O candidato precisou marcar, para cada questão, somente uma das opções de resposta. Foi considerada errada e atribuída nota 0 (zero) à questão com mais de uma opção marcada, sem opção marcada, com emenda ou rasura.

A Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi aplicada, no mesmo dia e horário da Prova Objetiva, sendo realizada dentro das 4h30min previstas no edital.

Informações do concurso
  • Concurso: Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM-RJ)
  • Banca organizadora: FGV
  • Escolaridade: superior em Direito
  • Número de vagas: 32
  • Remuneração: R$ 7.132,52 (conforme último concurso)
  • Inscrições: a definir
  • Taxa de Inscrição: a definir
  • Provas: a definir
  • Situação: AUTORIZADO
  • Veja o último edital
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.