Concurso ITA: 150 vagas autorizadas para formação de engenheiros

A data de publicação do edital ainda não foi divulgada. A expectativa é que o documento seja publicado a qualquer momento.

O Instituto Tecnológico da Aeronáutica confirmou a abertura de novo concurso ITA 2021 para o preenchimento de 150 vagas para formação de engenheiros, em diversas áreas.

A portaria que confirma o quantitativo de vagas do próximo curso de formação foi publicada no Diário Oficial da União. A data de publicação do edital ainda não foi divulgada. A expectativa é que o documento seja publicado a qualquer momento.

De acordo com o Comando da Aeronáutica, para o próximo Curso Fundamental do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, para o ano de 2021, ficaram confirmadas:

  • Engenharia Aeronáutica – 24 vagas;
  • Engenharia Eletrônica – 26 vagas;
  • Engenharia Mecânica-Aeronáutica – 26 vagas;
  • Engenharia Civil-Aeronáutica – 24 vagas;
  • Engenharia de Computação: 24 vagas; e
  • Engenharia Aeroespacial – 26 vagas.

Do total de vagas, 119 serão destinadas aos candidatos não optantes ao quadro de oficiais engenheiros, aprovados na admissão, enquanto as demais 31 para aprovados optantes.

Requisitos Concurso ITA 2020

Para concorrer a uma das vagas, será necessário ter nível médio completo ou comprovar a conclusão até o dia 31 de dezembro do ano vigente.

A princípio, será possível participar candidatos de ambos os sexos, sendo necessário ser brasileiro nato e não completar 25 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula para ingresso no curso.

Cronograma confirmado

Em abril, o Comando da Aeronáutica confirmou o cronograma do certame com os principais acontecimentos da seleção. O Instituto Tecnológico da Aeronáutica vai começar o período de inscrições em agosto.

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 01 de agosto e 15 de setembro de 2020. Os cadastros serão realizados pelo site do ITA. A taxa de inscrição vai custar R$140.

Ademais, o ITA confirmou que a primeira etapa de provas vai acontecer no dia 20 de novembro. A segunda etapa, no entanto, vai ser realizada nos dias 08 e 09 de dezembro.

O exame será aplicado em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São José do Rio Preto, Salvador, São Luís, São Paulo, São José dos Campos, Teresina e Vitória.

Graduação em cinco anos

A graduação em Engenharia no ITA, conforme dados do edital anterior, tem duração total de cinco anos e fica dividida da seguinte forma:

  • Dois anos de curso fundamental comum a todos
  • Três anos de curso profissional em uma das habilitações

A graduação vai ser realizada no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos, São Paulo. O aluno poderá escolher se hospedar ou não nos departamentos do campus.

A expectativa é que o próximo edital tenha mesmas estruturas do anterior, com três fases. A primeira será composta pelo exame de escolaridade, objetiva e discursiva.

A prova vai contar com 70 questões, sendo 15 de Matemática, 15 de Física, 15 de Química, 15 de Português e 10 de Inglês. Um segundo exame ainda vai contar com provas dissertativas de Matemática, Física e Química, com dez questões de cada matéria, e uma Redação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.