Concurso Guarda de São Gonçalo RJ: Prefeitura deve abrir novo edital este ano com 150 vagas!

A Prefeitura de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro, vai abrir um novo edital de concurso para Guarda Municipal (Concurso Guarda de São Gonçalo RJ) em breve. Acontece que o prefeito da cidade, José Luiz Nanci, autorizou os estudos para abertura de um novo certame.

O certame foi assunto na Câmara Municipal no último dia 8 de novembro, durante uma audiência pública da Comissão Permanente de Segurança Pública da Casa. Na ocasião, o secretário de Segurança, Felipe Brito, falou sobre o concurso. Segundo ele, o certame segue previsto. O edital contará com 150 vagas, como já havia anunciado o prefeito José Luiz Nanci, em fevereiro deste ano. O quantitativo aumentará em cerca de 50% o efetivo, segundo informou o secretário.

“Mesmo com as dificuldades de quando assumimos, avançamos. A Guarda vai receber novas viaturas e vamos realizar um concurso público para 150 vagas entre efetivos e cadastro de reserva. Vamos aumentar cerca de 50% do efetivo. Qual corporação aumenta em 50% seu efetivo?”, declarou.

O concurso já havia sido anunciado em fevereiro pelo prefeito da cidade, José Luiz Nanci. Na ocasião, ele afirmou que o concurso seria divulgado para o preenchimento de 150 vagas de Guarda.

“Vamos realizar ainda este ano o concurso com 150 vagas para guarda municipal. E, estamos sempre em busca de emendas porque a nossa arrecadação é muita baixa. Já conversei com alguns deputados estaduais e federais que representam a região e é o que tem nos ajudado muito”, disse.

No momento, a prefeitura está na fase de definição da comissão organizadora do concurso, entre outros trâmites administrativos. A expectativa é que o quantitativo de vagas e a banca sejam confirmados nos próximos meses. O edital está previsto para ser publicado até dezembro. Com isso, os trâmites do certame não devem demorar.

A comissão organizadora terá missão de elaborar o projeto básico do concurso, documento também conhecido como termo de referência, que funciona como espelho do edital. Ele conta com informações importantes sobre o certame, como vagas, cargos, salários, estrutura de provas, cronograma, entre outros detalhes.

Concurso para outras áreas

Além das vagas de Guarda, a Assessoria de Imprensa também confirmou ao site Folha Dirigida que o município terá outros concursos este ano. A prefeitura trabalha na formação das comissões organizadoras que definirão os cargos com necessidade de reposição de pessoal. Até o momento, apenas carreiras da Secretaria de Educação foram confirmadas. Mas, outras pastas estão sendo mapeadas para verificar a carência de servidores.

“A Secretaria Municipal de Administração em conjunto com o Recursos Humanos informa que o concurso está previsto até o final deste ano de 2019. No momento, estão realizando os trâmites de processo administrativo e a composição da comissão. Logo, quais pastas, cargos, número de vagas ou organizadores só deverão ser definidos nos próximos meses”, consta em nota enviada.

Último edital

O último concurso de Guarda de São Gonçalo-RJ foi divulgado em 2011. Na ocasião, o certame contou com 50 vagas para o cargo. Para concorrer a uma das vagas, foi necessário ter nível médio completo. A jornada de trabalho era de 40 horas semanais.

No último edital, a banca organizadora foi a Fundação Ceperj. O concurso contou com prova objetiva e exame de capacidade física.

No exame objetivo, os candidatos tiveram que responder a 40 questões, distribuídas entre matérias de Português, Matemática, Conhecimentos Gerais e Legislação de Trânsito. Para ser habilitado, foi necessário obter 50% dos acertos.

O exame de capacidade física contou com flexão e extensão de braços e antebraços; teste de sinuosa; e corrida / caminhada de resistência aeróbia.

Informações do concurso
  • Concurso: Prefeitura de São Gonçalo-RJ
  • Banca organizadora: a confirmar
  • Escolaridade: a definir
  • Número de vagas: a definir
  • Remuneração: a definir
  • Inscrições: a definir
  • Taxa de Inscrição: a definir
  • Provas: a definir
  • Situação: PREVISTO
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.