Concurso de Belo Horizonte MG: Conselho recomenda novo edital para Fundação de Cultura

Nesta terça-feira, 14 de maio, foi publicado no Diário Oficial de Belo Horizonte, Minas Gerais, uma recomendação do Conselho Municipal de Política Cultura para que um novo concurso público para efetivos seja realizado pela Fundação Municipal de Cultura. Além disso, a pasta solicitar a criação de uma comissão para o certame.

“Recomenda ao órgão gestor de cultura a realização do concurso público para o quadro efetivo da cultura e a criação da comissão para estudos do concurso como definido nas conferências de cultura e Plano Municipal de Cultura”, informa o texto.

A Fundação Municipal de Cultura (FMC) chegou a abrir um edital de concurso público em 2017, mas o certame foi cancelado. A última seleção para servidores foi divulgada em 2008. Segundo informações da gerência de apoio do COMUC, mais de 100 servidores já deixaram o órgão.

De acordo com o Conselho, essa carência deverá ser preenchida através de aprovados no próximo concurso públicos. Agora, os órgãos competentes e a Secretaria de Planejamento vão avaliar a viabilidade de um novo edital. Até o omento, a Prefeitura ainda não se manifestou.

Ao site Folha Dirigida, a FMC informou que há dois anos, a pasta contava com 169 profissionais. Eles atuam na sede administrativa, como também nas mais diversas unidades culturais, em toda a sua estrutura. O então presidente da FMC, Leônidas José de Oliveira, revelou o ambiente de trabalho. “O ambiente proporciona um trabalho que não é maçante e repetitivo, mas que dá oportunidade de o funcionário desenvolver sua criatividade”, disse.

Último concurso 

O último edital para Cultura de Belo Horizonte-MG foi divulgado em 2008, quando contou com vagas para os cargos de assistente administrativo, técnico de nível médio, técnico cultural de nível médio, técnico de nível superior. Na ocasião, o certame foi organizado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep|).

O concurso foi composto por provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. O exame objetivo contou com 40 questões, distribuídas entre as matérias de Língua Portuguesa, Noções de Administração Pública, Noções de Informática, Conhecimentos Específicos, a depender do cargo. Segundo o edital, foi aprovado quem obteve, no mínimo, 50% dos pontos da prova.

O edital informava que apenas os candidatos classificados no cargo de técnico de nível superior foram submetidos a prova de títulos. A validade do concurso foi de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Informações do concurso
  • Concurso: Fundação Municipal de Cultura (FMC)
  • Banca organizadora: a definir
  • Escolaridade: superior
  • Número de vagas: a definir
  • Remuneração: a definir
  • Inscrições: a definir
  • Taxa de Inscrição: a definir
  • Provas: a definir
  • Situação: PREVISTO
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.