Concurso CNPq 2019: órgão solicita novo edital com 192 vagas

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico tem expectativa de abrir um novo concurso público (Concurso CNPq 2019) em breve. O órgão protocolou no Ministério da Economia uma solicitação para realizar um novo edital. A agência espera uma uma resposta positiva para dar encaminhamento a um novo edital.

Foi encerrado no dia 31 de maio deste ano, o prazo para que os órgãos públicos federais protocolassem pedido de concurso no Ministério da Economia.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi um dos órgãos que solicitaram o edital ao Ministério da Economia.

O Concurso CNPq 2019

O CNPq enviou pedido de autorização para realizar concurso público para 192 vagas para cargos de Analista em Ciência e Tecnologia Júnior nas áreas de: Gestão Administrativa; Gestão Financeira/Orçamentária; Gestão da Tecnologia da Informação; Gestão do Fomento em C, T&I; e, Gestão Estratégica em C, T&I.

O cargo de Analista em Ciência e Tecnologia Júnior requer nível superior. O cargo deverá analisar, desenvolver e acompanhar estudos, programas, planos, projetos, sistemas nas áreas de gestão, planejamento e infraestrutura em ciência e tecnologia.

Último Concurso CNPq

O último edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi divulgado em 2010, quando ofereceu 95 vagas, distribuídas entre os cargos de Analista em Ciência (46) e Assistente 1 (49), com requisito de ensino superior e médio, respectivamente.

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cebraspe) teve a responsabilidade do certame. Foram 5.036 inscritos para analista e 7.234 para Assistente, totalizando 12.270 inscritos. Os salários chegaram a R$ 4.549,63 para Analista e R$ 2.504,68 para Assistente.

Cada prova objetiva foi constituída de itens para julgamento, agrupados por comandos que deverão ser respeitados. O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s) a que se refere o item.

Houve, na folha de respostas, para cada item, dois campos de marcação: o campo designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o campo designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item ERRADO.

Foram eliminados os candidatos que enquadravam nos seguintes critérios: nota inferior a 10 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos (P1); nota inferior a 21 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos (P2); e nota inferior a 36 no conjunto das provas objetivas.

Sobre

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional. Para saber mais consulte o Organograma e o Regimento Interno da Instituição.

Missão: Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional.

Visão: Ser uma instituição de reconhecida excelência na promoção da Ciência, da Tecnologia e da Inovação como elementos centrais do pleno desenvolvimento da nação brasileira.

Informações do concurso
  • Concurso: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
  • Banca organizadora: a definir
  • Escolaridade: superior
  • Número de vagas: 192
  • Remuneração: a definir
  • Inscrições: a definir
  • Taxa de Inscrição:  a definir
  • Provas: a definir
  • Situação: PREVISTO
  • Link do último edital
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.