Concurso Polícia Civil: Como estar preparado para a prova

Está pensando em prestar o próximo concurso Polícia Civil? Então o que acha de ver algumas dicas que ajude a organizar sua rotina de estudos para obter sucesso na avaliação?

Pois é, ter uma rotina com foco e determinação é primordial para conseguir passar nas provas do concurso da Polícia Civil. 

Diversos cargos são oferecidos nas edições dos concursos, que variam de estado para estado. Contudo, as disposições para delegado, agente, perito, escrivão, estão sempre entre os mais ofertados.

Dito isso, vamos elencar algumas dicas que ajudarão você a se dar bem!

Estude questões da banca organizadora

As provas dos concurso Polícia Civil variam de estado para estado, sobretudo pela escolha da banca organizadora. A saber, quando o estudante fica sabendo qual a banca escolhida, ele poderá nortear melhor os estudos. 

Dessa maneira, assim que tiver essa informação, estude conforme as provas já preparadas pela instituição. Há diversos sites de questões para estudar, uma das melhores estratégias para passar em qualquer certame.

Dedique-se à prova discursiva

Muitos concurseiros tendem a se preparar somente para a prova de múltipla escolha e para o TAF – Teste de Aptidão Física.  

Contudo, a prova discursiva, tal qual às descritas acima, também tem caráter eliminatório. Por esse motivo, preparar-se para essa avaliação é peça fundamental dos estudos. 

Prepare sua saúde física

Assim como em outros concursos policiais, o exame físico tem caráter eliminatório. Através dele avalia-se se o candidato está em condições físicas ideais para desempenhar a função. 

Geralmente a prova consiste em quatro etapas, são elas:

  • Barra fixa 
  • Flexão 
  • Abdominal 
  • Corrida 

Os testes podem variar de acordo com o estado. Por isso, assim que sair o edital fique ligado no que pode cair no TAF – Teste de aptidão física. 

Desse modo, mantenha a saúde e a prática de exercícios físicos em dia. 

Veja mais sobre o assunto – Concursos militares: Como se preparar para o Teste de Aptidão Física (TAF)

Descanse o corpo e a mente

Preparar-se seriamente para um concurso público, leva o concurseiro a horas exaustivas de estudos. Realmente é uma época muito desgastante, levando a pessoa a um cansaço e estresse altíssimos. 

Por conta disso, pensando em manter a saúde mental sadia, separe um tempo no seu cronograma para realizar atividades de lazer e descanso. 

Manter o equilíbrio físico e mental faz parte da preparação para o concurso Polícia Civil. Afinal de contas, estar com a saúde em dia, irá contribuir para o sucesso nas avaliações. 

E então, gostou das dicas? Há diversas previsões para lançar editais para concurso Polícia Civil. Portanto, não deixe para se preparar em cima da hora.

Leia também – Concurso PF: Principais dicas para você ser aprovado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.