Concurso SESAPI: Ministério Público recomenda abertura de edital ainda em 2019

Secretaria de Estado de Saúde do Piauí tem expectativa de abrir um novo edital de concurso

A Secretaria de Estado de Saúde do Piauí tem expectativa de abrir um novo edital de concurso público (Concurso SESAPI 2019). O Ministério Público do Estado recomendou a abertura de novo certame para a pasta, conforme documento publicado no Diário Oficial do Piauí do dia 16 de setembro.

O objetivo é que o edital para contratação de novos profissionais efetivos seja divulgado ainda este ano. Segundo o MP-PI, no prazo de 30 dias, a Secretaria deverá adotar as medidas iniciais para realização do concurso. No texto, é apontado a necessidade de servidores no Hospital Getúlio Vargas e na Secretaria de Saúde.

Segundo o MP,  há inquéritos que atestam a urgência para um novo concurso. A Diretoria de Unidade de Gestão de Pessoas (DUGP) já encaminhou um memorando em que informa a carência no quadro de funcionários. Atualmente, são pagos plantões extras em vista da falta de médicos.

De acordo com o Ministério Público, não pode ignorar a regra constitucional que na ausência de servidores deve ser aberto um novo concurso público.

Comissão formada

A comissão organizadora que ficará responsável pelo certame foi formada, conforme documento publicado no Diário Oficial do Estado, edição do dia 08 de abril.

O grupo de trabalho é composto por seis membros. A comissão, conforme informado no documento, poderá ouvir e dialogar com sindicatos e conselhos de classe, para o melhor e adequado dimensionamento das necessidades na realização dos preparativos e do concurso. Após conclusão do estudo, o próximo passo será escolher uma banca organizadora.

O quantitativo de vagas e os cargos que serão ofertadas no concurso ainda serão informados. A expectativa é que o edital seja divulgado com vagas para cargos de ensino médio, técnico e superior, já que o a última seleção abrangendo cargos desses níveis foi divulgada em 2011.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí – SES/PI foi criada em 1962 como órgão da administração direta do governo estadual. Sua criação teve como origens: a) disponibilidade de financiamento proveniente da SUDENE, b) necessidade de fortalecimento de um grupo político local, formulador do projeto de institucionalização e c) necessidades organizacionais do setor diante do aumento da demanda por serviços. Representou, pois, o momento inicial em que o Estado esboçou uma política voltada para o setor saúde.

A Secretaria deverá coordenar e implementar a gestão do Sistema Único de Saúde no Estado, visando garantir ampliação do acesso em tempo oportuno, o atendimento humanizado e resolutivo no âmbito das ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde, bem como, o processo de qualificação da gestão local do sistema, na perspectiva de melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida da população.

Últimos editais

A Secretaria de Estado de Saúde do Piauí abriu edital em 2011 com vagas para os cargos de técnico em contabilidade, educador físico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, administrador, assistente social, cirurgião dentista, técnico de apoio administrativo, técnico em enfermagem, entre outros cargos.

Em 2017, a pasta também abriu concurso, desta vez para médicos. As vagas foram ofertadas para as especialidades de anestesiologista, pediatra, neurocirurgião, urologista, anestesiologista e cirurgião pediátrico. O certame, organizado pela Fundação Universidade Estadual do Piauí (Fuespi), contou com uma prova objetiva composta por 50 questões, sendo 30 questões específicas do cargo, 10 de Língua Portuguesa e 10 de Legislação do SUS.

Segundo informações da Assessoria, os 92 aprovados no concurso de 2017 tomarão posse no dia 18 de janeiro. Os novos profissionais vão atuar em Planície Litorânea, Parnaíba e Piripiri; Meio Norte, Campo Maior e Teresina; Semiárido, Valença do Piauí, Picos e Oeiras; Cerrados, São Raimundo Nonato, Floriano, Uruçuí e Bom Jesus.

  • Concurso: Secretaria de Estado de Saúde do Piauí
  • Banca organizadora: a definir
  • Escolaridade: a definir
  • Número de vagas: a definir
  • Remuneração: a definir
  • Inscrições: a definir
  • Taxa de Inscrição: a definir
  • Provas: a definir
  • Situação: PREVISTO
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.