Concurso SEPROR AM 2018: Editais do IDAM e ADAF contarão com 473 vagas!

Institutos têm objetivo de assistência técnica e fiscalização do setor primário do Estado; Concurso é prioridade

A Secretaria de Produção Rural do Amazonas (SEPROR) vai divulgar a abertura de editais de concursos públicos para o Instituto de Desenvolvimento e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (ADAF) em breve. O secretário da SEPROR, José Aparecido dos Santos, já iniciou as conversas com o governador do Estado, Amazonino Mendes, para que os editais sejam publicados no decorrer do segundo semestre.

“IDAM e ADAF são fundamentais para melhorar o atendimento aos produtores rurais na assistência técnica e na saúde pública animal e vegetal, a partir das ações de orientação e fiscalização de campo. Eles precisam de gente e os concursos públicos serão muito importantes para atender a demanda”, disse o secretário.

O concurso do IDAM tem previsão de oferecer 338 vagas, enquanto o edital de concurso do ADAF deverá ser publicado com 135 vagas. Os institutos têm missão de assistência técnica e fiscalização do setor primário do Estado, respectivamente. 

Concursos SEPROR AM 2018 – IDAM e ADAF

De acordo com o presidente da ADAF, Sérgio Muniz, o concurso tem como principal objetivo atender às exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que depois de certificar o Amazonas como área livre de aftosa com vacinação no ano passado, agora se prepara para ser certificado como área livre de aftosa com vacinação internacionalmente (no âmbito da Organização Mundial de Sanidade Animal – OIE), o que deverá ocorrer em maio.

Se concretizando a proposta, como previsto pelas autoridades federais e estaduais, o Amazonas entraria em um outro nível sanitário animal, podendo exportar a carne do seu rebanho para vários países, que tenham reciprocidade sanitária com este status. “Nós estamos bem avançados com o nosso trabalho de campo nesta área, mas precisamos de mais profissionais para atender toda a demanda do Estado, por isso o concurso é decisivo. Com ele, conseguiremos a certificação internacional”, disse Muniz. O edital do concurso será enviado para a Assembleia Legislativa ainda neste mês de fevereiro.

O Presidente do IDAM, Luiz Herval, que também está mobilizado para o concurso acontecer, falou sobre a abertura do certame. “O IDAM há 22 anos não faz um concurso e a realização de um, este ano, abrindo 338 vagas, representa um salto de qualidade para o setor e de novos profissionais atuando na ponta, especialmente, junto  aos produtores da agricultura familiar”, disse Herval.

Profissionais temporários serão dispensados

Aproximadamente 172 profissionais dos quadros do IDAM serão dispensados, já que os contratos, cujos prazos foram de dois anos, serão encerrados no final de abril. Para não ficar vago, a Instituição deverá realizar reposição praticamente imediata. 

“O concurso é a alternativa mais válida, porque não corremos o risco de preparar os profissionais com investimentos em treinamentos e depois perdê-los para o mercado, em decorrência do desligamento deles. A segurança do concurso público ajuda toda a cadeia produtiva, que precisa de uma assistência técnica permanente no interior, onde atuamos em todos os municípios”, disse Luiz Herval.

Cargos

A expectativa é que a ADAF ofereça oportunidades para técnicos em agropecuária (93), médicos veterinários (30) e engenheiros agrônomos (12).

Já o IDAM distribuirá as vagas da seguinte maneira: engenheiros agrônomos (30), engenheiros de pesca (18); engenheiros florestais (06); engenheiro mecânico (01); engenheiros ambientai (03); engenheiro de alimentos (01); médicos veterinários (09); assistentes sociais (05); analista de sistema (01); nutricionista (01); zootecnistas (02); contador (01); e especialidade técnica (01), com requisito de ensino superior, técnico  agrícola (62), técnico florestal (24), e técnico de pesca (23 vagas), extensionista social (21 vagas) e assistente técnico (36 vagas), com exigência de nível médio, auxiliar administrativo (01), auxiliar operacional (06), auxiliar de serviços gerais (13), motorista (24), motorista fluvial (10) e vigia (39).

Sobre o IDAM

O Idam – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas – é o órgão oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado e tem como principais atribuições a elaboração, implantação, execução, acompanhamento e controle de planos, programas e projetos de assistência técnica e extensão rural, agropecuária, florestal e pesqueira. O objetivo é promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades rurais. Para isso, trabalha, ainda, na articulação com as instituições municipais, estadual e federal para integrar ações e o acesso às políticas públicas, bem como direciona e apoia programas de defesa agropecuária, apoia também a comercialização, a pesquisa e experimentação agropecuária, a produção de sementes, mudas e alevinos, e participa da formulação e execução da política de crédito agropecuário, florestal e pesqueiro.

Sobre a ADAF

Através da Lei 3.801, de 29 de agosto de 2012 foi criada a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas – ADAF, autarquia sob regime especial, com autonomia administrativa e financeira, vinculada à Secretaria de Estado de Produção Rural-SEPROR, integrante da administração indireta do Poder Executivo Estadual, com a finalidade de elaborar, coordenar e executar a política de defesa agropecuária no Estado do Amazonas, garantindo a preservação e a sanidade do patrimônio animal e vegetal do Estado, bem como promovendo a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária, a identidade e a segurança higiênico sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários finais destinados aos consumidores.

Informações do concurso
  • Concurso: Secretaria de Produção Rural do Amazonas (SEPROR – Amazonas)
  • Banca organizadora: em definição
  • Cargos: Diversos
  • Escolaridade: fundamental, médio e superior
  • Número de vagas: 473
  • Remuneração: a definir
  • Situação: Anunciado
  • Previsão de publicação do edital: 2018

Comentários estão fechados.