Concurso JUCIS RS 2018: Comissão é formada! Edital terá 34 vagas!

Edital tem expectativa de ser publicado ainda neste semestre; cargos ainda não foram revelados

A Junta Comercial, Industrial e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso JUCIS RS 2018) para o preenchimento de 34 vagas. A confirmação veio através da portaria publicada no Diário Oficial do Estado, edição do dia 04 de julho. De acordo com o documento (veja abaixo), foi designada a comissão que trabalhará na elaboração do certame. A expectativa é que o edital seja publicado ainda neste semestre.

Os cargos do concurso JUCIS/RS 2018 ainda não foram revelados. Atualmente as carreiras do órgão envolvem funções de Agente do Registro do Comércio e Analista – Área do Registro do Comércio.

O grupo de trabalho será composto por Cesar Roberto Perassoli Cardoso, Belquiades Galvão, Cristiano Neves da Silva, José Waldemar de Oliveira Pinto e Vanessa Wroblewski Biz; pela JUCISRS; e Flavia Mussi Alvim Winter, pela Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos do Estado (SMARH).

Sobre o órgão

A Junta Comercial de Porto Alegre foi instalada em 24 de maio de 1877. Em seu início, tinha jurisdição para atuar sobre os atuais territórios dos Estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina, até que estas províncias viessem criar suas próprias Juntas Comerciais. Em 1925 houve a alteração do nome de Junta Comercial de Porto Alegre para Junta Comercial do Rio Grande do Sul. Não houve grandes alterações significativas nas funções da Junta Comercial ao longo de sua história, se compararmos o que já dispunha a legislação de 1855 com as últimas alterações da legislação ocorridas em 1944 e 1996.

A análise dos arquivamentos da Junta Comercial do Rio Grande do Sul representa uma parte significativa da história das empresas gaúchas e, por decorrência, da própria história econômica do RS. Encontram-se os mais variados tipos de documentos relativos à história e à vida das empresas comerciais, agrícolas ou industriais, tais como atas, protocolos, registros de firmas, marcas, patentes, contratos iniciais, alterações de contratos, falências, etc.

A riqueza dos dados disponibilizados por esta Autarquia possibilitam a realização de diversos tipos de pesquisas, seja com a finalidade de resgatar nosso passado ou avaliar a presente situação econômica de nosso Estado, além de fornecer subsídios para o planejamento futuro da economia gaúcha.

Informações do concurso
  • Concurso: Junta Comercial, Industrial e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul
  • Banca organizadora: a definir
  • Escolaridade: a definir
  • Número de vagas: 34
  • Remuneração: a definir
  • Inscrições: a definir
  • Taxa de Inscrição: a definir
  • Provas: a definir
  • Situação: AUTORIZADO
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.