Concurso DMAE de Uberlândia MG: Prefeito sanciona criação de 50 cargos

O Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia, Estado de Minas Gerais, vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso DMAE de Uberlândia MG 2019). O prefeito da cidade, Odelmo Leão, o projeto de lei que permite a criação de nada menos que 50 cargos no órgão.

Segundo informações da assessoria de imprensa do Departamento ao site Folha Dirigida, foram criados cargos de engenheiro civil (10), técnico do meio ambiente (10) e agente comercial (30). Além das carreiras citadas, o edital ainda vai contar com outras vagas provenientes de aposentadorias e desligamentos do Departamento.

Foi divulgado no Diário Oficial do Município, edição do dia 1º de agosto, a informação de que a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) assinou o contrato para organizar o certame.

A expectativa é que o edital não demore de ser divulgado, uma vez que o contrato entre a banca e o órgão já foi assinado. A escolha foi feita através de dispensa de licitação. A banca organizadora vai aplicar as provas objetivas, discursivas, práticas, físicas e de títulos.

O edital do concurso DMAE de Uberlândia-MG vai contar com oportunidades para cargos efetivos e em cadastro reserva. As oportunidades serão destinadas para diferentes níveis de escolaridade. Os servidores serão contratados sob regime estatutário, o que garante a estabilidade empregatícia.

A estimativa é que o certame reúna 10 mil candidatos. De acordo com o documento de dispensa de licitação, o órgão explica que o último concurso foi realizado em 2014. Desde então, cresceu o número de vagas disponíveis devido a falecimentos, aposentadorias, exonerações e abertura de novos postos de trabalho.

Além disso, está prevista para abril de 2020 a entrega de captação de água Capim Branco, que deverá ser suprida com novos profissionais. “Faz necessária a contratação de empresa para realização de concurso público, sob regime estatutário, para preenchimento de vagas em cargos de provimento efetivo essenciais para o desenvolvimento institucional”, consta no documento.

Além da FUNDEP,  foram solicitados orçamentos de outras duas bancas organizadoras: Fundação Carlos Chagas (FCC) e Fundação Cesgranrio. A banca escolhida demonstrou interesse no encaminhamento de sua proposta financeira.

Último edital foi divulgado com 105 vagas

O último edital do concurso foi divulgado em 2014. Na ocasião, o certame contou com 105 vagas para candidatos de ensino fundamental, médio e superior. Quem tinha até a 4ª série primária (atual 5º ano) pôde se candidatar ao cargo de agente técnico operacional. A função teve 50 vagas. A Reis e Reis Auditores Associados teve a responsabilidade do certame.

O certame ainda trouxe vagas para motorista, operador de máquinas automotivas e técnico de operações (encanador), com requisito de nível fundamental completo, agente comercial, com requisito de nível médio, advogado, engenheiro civil e engenheiro mecânico, com requisito de ensino superior. Os salários oferecidos variavam de R$1.162,40 a R$3.270 para 40 horas de trabalho por semana.

O concurso contou com provas objetivas, discursivas, práticas, físicas e de títulos, mesmas etapas do próximo concurso. A validade do certame foi de 24 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Informações do concurso
  • Concurso: Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia
  • Banca organizadora: FUNDEP
  • Escolaridade: fundamental, médio e superior
  • Número de vagas: a definir
  • Remuneração: a definir
  • Inscrições: a definir
  • Taxa de Inscrição: a definir
  • Provas: a definir
  • Situação: PREVISTO
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.