Concurso Bombeiros SC: validade do último concurso é prorrogada por um ano

O prazo de validade do último concurso público do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (Concurso Bombeiros-SC) para o cargo de Soldado foi prorrogado por mais um ano, conforme portaria publicada no Diário Oficial da última sexta-feira, 08 de março. Agora, com o período estendido, o órgão vai ter até o mês de março de 2020 para convocar os aprovados no certame, realizado em 2017.

O concurso dos Bombeiros-SC foi divulgado para preencher 300 vagas, sendo 282 para candidatos do sexo masculino e 18 para as mulheres. As oportunidades são destinadas ao curso de formação de Soldados para admissão ao Quadro de Praças Bombeiros Militar do CBM. De acordo com a assessoria de imprensa da corporação, foram 7.612 inscritos para o sexo masculino com objetivo de concorrer as 282 vagas. O restante das inscrições, 2.616, foram do sexo feminino, para concorrer a 18 vagas. A concorrência ficou da seguinte forma: Sexo Masculino: 26,9 candidatos por vaga; e Sexo Feminino: 145,3 candidatas por vaga.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisou ter nível superior em qualquer área de conhecimento, reconhecido pelo MEC, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos (até o último dia de inscrição). Além disso, altura de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres foram requisitos para participação no certame. Durante o curso, o aluno receberá salário de R$ 3.842,20. Após o curso, o salário é de R$ 4.581,83.

Edital prevê Curso de Formação dos aprovados em diversas cidades do Estado

De acordo com o edital de concurso dos Bombeiros/SC, o curso de formação terá duração de aproximadamente nove meses. O curso será ministrado no Centro de Ensino Bombeiro Militar, na capital, Florianópolis, ou também em outros batalhões dos Bombeiros: Balneário Camboriú, Blumenau, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Lages, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão e Xanxeré. O curso será realizado simultaneamente.

Etapas do concurso

O concurso dos Bombeiros/SC contou com as seguintes etapas de avaliação: Avaliação de Escolaridade, por meio de prova escrita (objetiva e discursiva), de caráter eliminatório e classificatório; Exame de Saúde (médico e odontológico), de caráter apenas eliminatório; Exame de Avaliação Física, de caráter apenas eliminatório; Exame de Avaliação Psicológica, de caráter apenas eliminatório; Questionário de Investigação Social, de caráter apenas eliminatório; e Entrega dos documentos necessários para inclusão no CBMSC e apresentação do exame toxicológico, de caráter apenas eliminatório.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.