Concurso Polícia Civil PC PI 2018: Resultado final é homologado

Edital foi divulgado com 350 vagas

A Polícia Civil do Estado do Piauí homologou resultado final do concurso público (Concurso PC PI 2018). O certame prevê o preenchimento de 350 vagas em formação de cadastro reserva para os cargos de Agente (250), Delegado (50) e Perito Criminal (50). O Núcleo de Concursos e Promoções de Eventos (NUCEPE) tem a responsabilidade do certame.

Resultado Final – Concurso PC PI

O concurso

Do quantitativo de vagas, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência. Na função de Perito, as oportunidades são destinadas as especialidades de Médico Legista (09 vagas), Médico Legista – Patologia (01 vaga), Médico Legista – Psiquiatria (01 vaga), Biologia (01 vaga), Contabilidade (01 vaga), Engenharia Agronômica (03 vagas), Engenharia Civil (05 vagas), Engenharia Elétrica (02 vagas), Engenharia Florestal (03 vagas), Engenharia Mecânica (01 vaga), Farmácia (06 vagas), Física (05 vagas), Informática (01 vaga), Medicina Veterinária (02 vagas) e Química (04 vagas).

O governador do Estado, Wellington Dias, falou sobre a abertura do concurso PC-PI 2018. “A segurança é nossa prioridade. Mesmo com grandes dificuldades autorizei concurso para PM, Bombeiros e Agentes Penitenciários. Já chamamos quase mil policiais e agora a atenção à Polícia Civil. É um momento em que tomamos uma decisão em prol da segurança do povo do Piauí”, disse o governador.

Sobre os cargos do Concurso Polícia Civil PC PI 2018

Agente de Polícia Civil 3ª Classe

Requisitos: Curso Superior em Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Atribuições: Aos Agentes de Polícia Civil competem-lhes proceder, mediante determinação da autoridade Policial, às diligências e às investigações policiais com o fim de coletar elementos para a elucidação de infrações penais ou administrativas para instrução dos respectivos procedimentos legais; efetuar prisão em flagrante ou mediante mandado (conduzir e escoltar presos); cumprir mandados expedidos pela autoridade policial ou judiciária competente; operar equipamentos de comunicação; executar outras determinações emanadas da autoridade Policial ou chefia competente; conduzir viaturas oficiais; desempenhar outras atividades de interesse do Órgão.

Jornada de Trabalho: Os Agentes de Polícia Civil admitidos por meio do Concurso Público para Formação de Cadastro de Reserva, objeto deste Edital, serão submetidos a uma jornada de jornada de 44 (quarenta e quatro) horas semanais, com duração diária e escala de trabalho fixada de acordo com as peculiaridades de suas funções.

Salários: O vencimento inicial do cargo de Agente de Polícia Civil é R$ 5.736,88 (cinco mil, setecentos e trinta e seis reais e oitenta e oito centavos), além de vantagens devidas pelo efetivo desempenho do cargo, na forma da Lei Estadual nº 6.123, de 08 de novembro de 2011.

Delegado

Requisitos: Bacharelado em Direito em Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Atribuições: Aos Delegados de Polícia de Carreira, além das atribuições previstas na legislação processual, competem-lhes, ainda: cumprir e fazer cumprir, no âmbito de sua competência, as funções institucionais da polícia judiciária; lavrar termos circunstanciados, instaurar e presidir inquéritos policiais e outros procedimentos administrativos e fazer o indiciamento de forma fundamentada, dentro de sua circunscrição; promover diligências, solicitar informações, requisitar exames periciais e outros documentos necessários à instrução do inquérito policial ou de outros procedimentos; assegurar o sigilo necessário à elucidação do fato e às investigações a seu cargo; dar cumprimento a atos emanados da Justiça, na esfera de sua competência; praticar atos administrativos de natureza policial e dirigir a Delegacia de Polícia, determinando as diligências investigatórias, na forma que se dispuser em regulamento; zelar pelo efetivo cumprimento dos princípios e funções institucionais da Polícia Civil; zelar pelo efetivo cumprimento dos direitos e garantias fundamentais; praticar outros atos inerentes às suas atribuições, nos termos do regulamento.

Jornada de Trabalho: Os Delegados admitidos por meio do Concurso Público para Formação de Cadastro de Reserva, objeto deste Edital, serão submetidos a uma jornada de 44 (quarenta e quatro) horas semanais, com duração diária e escala de trabalho fixada de acordo com as peculiaridades de suas funções, conforme Art. 40, § 1º da Lei Complementar do Estado do Piauí Nº 37, de 09 de março de 2004.

Salários: O vencimento inicial do cargo de Delegado é de R$ 16.391,11 (dezesseis mil, trezentos e noventa e um reais e onze centavos), além de vantagens devidas pelo efetivo desempenho do Cargo, na forma da Lei Complementar nº 55/2005, de 26/10/2005.

Perito Criminal

Requisitos

Perito Médico Legista: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Nível Superior Bacharel em Medicina, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e aprovação no Curso de Formação Profissional para ingresso na carreira, conforme disposto na Portaria nº 12.000-051/GS/08 de 03 de março de 2008.

Perito Médico Legista – Patologia: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Nível Superior Bacharel em Medicina, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação; Diploma, devidamente registrado, de conclusão de Residência Médica em Patologia e/ou título de Especialista em Patologia conforme as normas vigentes, e aprovação no Curso de Formação Profissional para ingresso na carreira, conforme disposto na Portaria nº 12.000- 051/GS/08 de 03 de março de 2008.

Perito Médico Legista – Psiquiatria: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Nível Superior Bacharel em Medicina, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação; Diploma, devidamente registrado, de conclusão de Residência Médica em Psiquiatria e/ou título de Especialista em Psiquiatria conforme as normas vigentes, e aprovação no Curso de Formação Profissional para ingresso na carreira, conforme disposto na Portaria nº 12.000- 051/GS/08 de 03 de março de 2008.

Perito Criminal – Biologia: Diploma de conclusão de curso de Nível Superior de Bacharelado ou Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e aprovação no Curso de Formação Profissional para ingresso na carreira, conforme disposto na Portaria nº 12.000-051/GS/08 de 03 de março de 2008.

Perito Criminal – Contabilidade: Diploma de conclusão de curso de Nível Superior de Ciências Contábeis, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e aprovação no Curso de Formação Profissional para ingresso na carreira, conforme disposto na Portaria nº 12.000-051/GS/08 de 03 de março de 2008.

Perito Criminal – Engenharia Agronômica: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Nível Superior de Engenheiro Agronômico, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e aprovação no Curso de Formação Profissional para ingresso na carreira, conforme disposto na Portaria nº 12.000-051/GS/08 de 03 de março de 2008.

Perito Criminal – Engenharia Civil: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Nível Superior de Engenheiro Civil, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e aprovação no Curso de Formação Profissional para ingresso na carreira, conforme disposto na Portaria nº 12.000-051/GS/08 de 03 de março de 2008.

Perito Criminal – Engenharia Elétrica: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Nível Superior de Engenheiro Eletricista, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e aprovação no Curso de Formação Profissional para ingresso na carreira, conforme disposto na Portaria nº 12.000-051/GS/08 de 03 de março de 2008.

Perito Criminal – Engenharia Florestal: Diploma de conclusão de curso de Nível Superior de Engenheiro Florestal, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e aprovação no Curso de Formação Profissional para ingresso na carreira, conforme disposto na Portaria nº 12.000-051/GS/08 de 03 de março de 2008.

Perito Criminal – Engenharia Mecânica: Diploma de conclusão de curso de Nível Superior de Engenheiro Mecânico, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e aprovação no Curso de Formação Profissional para ingresso na carreira, conforme disposto na Portaria nº 12.000-051/GS/08 de 03 de março de 2008.

Perito Criminal – Farmácia: Diploma de conclusão de curso de Nível Superior de Farmácia, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e aprovação no Curso de Formação Profissional para ingresso na carreira, conforme disposto na Portaria nº 12.000-051/GS/08 de 03 de março de 2008.

Perito Criminal – Física: Diploma de conclusão de curso de Nível Superior de Bacharelado em Física ou Licenciatura Plena em Física fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e aprovação no Curso de Formação Profissional para ingresso na carreira, conforme disposto na Portaria nº 12.000-051/GS/08 de 03 de março de 2008.

Perito Criminal – Informática: Diploma de conclusão de curso de Nível Superior de Ciência da Computação, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e aprovação no Curso de Formação Profissional para ingresso na carreira, conforme disposto na Portaria nº 12.000-051/GS/08 de 03 de março de 2008.

Perito Criminal – Medicina Veterinária: Diploma de conclusão de curso de Nível Superior de Medicina Veterinária, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e aprovação no Curso de Formação Profissional para ingresso na carreira, conforme disposto na Portaria nº 12.000-051/GS/08 de 03 de março de 2008.

Perito Criminal – Química: Diploma de conclusão de curso de Nível Superior de Bacharelado ou Licenciatura Plena em Química, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e aprovação no Curso de Formação Profissional para ingresso na carreira, conforme disposto na Portaria nº 12.000-051/GS/08 de 03 de março de 2008.

Jornada de Trabalho: Os Peritos admitidos por meio do Concurso Público para Formação de Cadastro de Reserva, objeto deste Edital, serão submetidos a uma jornada de 44 (quarenta e quatro) horas semanais, com duração diária e escala de trabalho fixada de acordo com as peculiaridades de suas funções, conforme Art. 40, § 9º da Lei Complementar do Estado do Piauí Nº 37, de 09 de março de 2004.

Salário: O vencimento inicial do cargo de Perito é de R$ 9.834,65 (nove mil, oitocentos e trinta e quatro reais e sessenta e cinco centavos), além de vantagens devidas pelo efetivo desempenho do cargo, na forma da Lei e normas.

Inscrição Concurso Polícia Civil PC PI 2018

Os interessados em concorrer a uma das vagas puderam se inscrever entre 09 horas do dia 16 de abril e 23 horas e 59 minutos do dia 15 de maio de 2018, no endereço eletrônico oficial da organizadora. A taxa de inscrição custou:

R$200,00 para Delegado; e

R$150,00 para Escrivão e Perito.

Etapas do Concurso Polícia Civil PC PI 2018

Agente de Polícia

O Concurso Público de Agente de Polícia da Polícia Civil do Piauí para Formação de Cadastro de Reserva constará de 05 (cinco) Etapas, abaixo discriminadas, que serão iguais e realizadas nos mesmos dias e horários, para todos os candidatos:

a) Primeira Etapa consistirá de Provas Escrita Objetiva e Dissertativa, tendo caráter eliminatório e classificatório, e serão aplicadas conforme critérios estabelecidos neste Edital;

b) Segunda Etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá de Exames de Saúde (Médico/Odontológico), conforme critérios estabelecidos neste Edital;

c) Terceira Etapa, de caráter eliminatório, compreenderá o Teste de Aptidão Física e constará de testes atléticos inerentes ao cargo, conforme previsto neste Edital;

d) Quarta E tapa, de caráter eliminatório, consistirá na aplicação de Avaliação Psicológica, n a qual serão adotados critérios científicos e objetivos, sendo vedada a realização de entrevistas, conforme critérios estabelecidos neste Edital;

e) Quinta Etapa, de caráter eliminatório, consistirá na Investigação Social com a finalidade de averiguar atos da vida pregressa, bem como da vida atual do candidato, conforme critérios estabelecidos neste Edital.

Delegado de Polícia

O Concurso Público de Delegado da Polícia Civil do Piauí para Formação de Cadastro de Reserva constará de 07 (sete) Etapas, abaixo discriminadas, que serão realizadas nos dias e horários para todos os candidatos:

a) Primeira Etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na realização de Prova Escrita Objetiva;

b) Segunda Etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na realização de Prova Escrita Dissertativa;

c) Terceira Etapa, de caráter apenas classificatório, consistirá na Prova de Títulos, conforme critérios estabelecidos no Quadro 4 deste Edital;

d) Quarta Etapa, de caráter eliminatório, constará de Exames de Saúde (médico/odontológico), conforme critérios estabelecidos neste Edital;

e) Quinta Etapa, de caráter eliminatório, compreenderá o Teste de Aptidão Física e constará de exames atléticos inerentes ao cargo, conforme previsto neste Edital;

f) Sexta Etapa, de caráter eliminatório, consistirá na aplicação de Avaliação Psicológica, para o qual serão adotados critérios científicos e objetivos, sendo vedada a realização de entrevistas, conforme critérios estabelecidos neste Edital;

g) Sétima Etapa, de caráter eliminatório, consistirá na Investigação Social com a finalidade de averiguar atos da vida pregressa, bem como da vida atual do candidato conforme critérios estabelecidos neste Edital.

Perito Criminal

O Concurso Público para Perito Criminal da Polícia Civil do Piauí o preenchimento das vagas de Cadastro de Reserva constará de 03 (três) Etapas, abaixo discriminadas, que serão iguais e realizadas nos mesmos dias e horários, para todos os candidatos:

a) Primeira Etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na realização das Provas Escrita Objetiva e Dissertativa;

b) Segunda Etapa, de caráter eliminatório, constará de Exames de Saúde (médico/odontológico), conforme critérios estabelecidos neste Edital;

c) Terceira Etapa, de caráter eliminatório, consistirá na Investigação Social com a finalidade de averiguar atos da vida pregressa, bem como da vida atual do candidato conforme critérios estabelecidos neste Edital.

Provas do Concurso Polícia Civil PC PI 2018

A Prova Escrita Objetiva para o cargo de Delegado de Polícia Civil foi realizada no dia 10 de junho 2018, no horário de 8h e 30min às 13h e 30min (horário do Piauí).  A Prova Escrita Dissertativa para o cargo de Delegado de Polícia Civil será realizada no dia 08 de julho 2018, no horário de 8h e 30min às 12h e 30min (horário do Piauí).

As Provas Escrita Objetiva e Dissertativa para o cargo de Agente de Polícia Civil foramrealizadas no dia 10 de junho 2018, no horário de 8h e 30min às 13h e 30min (horário do Piauí).  As Provas Escrita Objetiva e Dissertativa para o cargo de Perito de Polícia Civil foramrealizadas no dia 01 de julho 2018, no horário de 8h e 30min às 13h e 30min (horário do Piauí).

As Provas de Perito Criminal serão realizadas concomitantemente, no dia 01 de julho de 2018, no horário de 8h30 (oito horas e trinta minutos) às 13h30 (treze horas e trinta minutos) (horário do Piauí), exclusivamente na cidade de Teresina – PI. A segunda etapa, exame de saúde, está prevista para acontecer entre os dias 02 e 05 de outubro.

Sobre as Provas do Concurso Polícia Civil PC PI 2018

Agente de Polícia

A prova objetiva contará com questões de Língua Portuguesa (10 questões), Noções de Informática (08 questões), Noções de Lógica (06 questões), Conhecimentos Gerais (06 questões), Noções de Direito (18 questões), Noções de Legislação Especia (06 questões) e Legislação Estadual (06 questões). A redação terá uma questão, tendo valor máximo de 20 pontos. A pontuação mínima é de 12 pontos, conforme disposto a seguir:

A Primeira Etapa, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de 05 (cinco) horas, consistirá de uma Prova Escrita Objetiva do tipo múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas, e uma única resposta correta, contendo 60 (sessenta) questões, totalizando 60 (sessenta) pontos e uma Prova Escrita Dissertativa, na qual o candidato demonstre o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, apresente, defenda e desenvolva um ponto de vista em relação ao tema proposto, demonstre domínio dos mecanismos linguísticos que assegure o encadeamento das ideias e apresente uma conclusão adequada à argumentação defendida, totalizando 20 (vinte) pontos.

Delegado de Polícia

A prova objetiva contará com questões de Língua Portuguesa (10 questões), Direito Penal (12 questões, Direito Processual Penal (12 questões), Direito Constitucional (10 questões), Direito Administrativo (10 questões), Direito Civil e Empresarial (10 questões), Direito Tributário (05 questões), Legislação Especial e suas alterações (10 questões), Legislação Estadual (05 questões), Direitos Humanos (06 questões), Criminologia (05 questões) e Medicina Legal (05 questões), conforme disposto no quadro a seguir:

A Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de 05 (cinco) horas, será do tipo múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas, e uma única resposta correta, contendo 100 (cem) questões, totalizando 100 (cem) pontos.

Perito Criminal

A prova objetiva do cargo de Perito Criminal – Informática contará com questões de Língua Portuguesa (10), Noções de Lógica (10), Noções de Direito (10) e Conhecimentos Específicos do cargo (30). Já as demais provas contarão com questões de Língua Portuguesa (10), Noções de Informática (10), Noções de Direito (10) e Conhecimentos Específicos (30 questões), conforme disposto no quadro a seguir.

A Prova Escrita Objetiva e Prova Escrita Dissertativa, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de 05 (cinco) horas, consiste de uma Prova Escrita Objetiva do tipo múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas, e uma única resposta correta, contendo 60 (sessenta) questões, totalizando 60 (sessenta) pontos e uma Prova Escrita Dissertativa, onde o candidato demonstre o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, apresente, defenda e desenvolva um ponto de vista em relação ao tema proposto, demonstre domínio dos mecanismos linguísticos que assegure o encadeamento das ideias e apresente uma conclusão adequada à argumentação defendida, totalizando 20 (vinte) pontos.

Informações do concurso
  • Concurso: Polícia Civil do Piauí
  • Banca organizadora: NUCEPE
  • Escolaridade: superior
  • Número de vagas: 350
  • Remuneração: R$ 5.736,88 para Agente, R$ 9.834,65 para Perito e R$ 16.391,11 para Delegado
  • Inscrições: entre 09 horas do dia 16 de abril e 23 horas e 59 minutos do dia 15 de maio de 2018
  • Taxa de Inscrição: R$200,00 para Delegado e R$150,00 para Agente e Perito
  • Provas: 10 de junho de 2018 (Agente e Delegado) e 01 de julho de 2018 (Perito)
  • Situação: Edital Publicado

Edital Concurso Polícia Civil PC PI 2018 – Delegado

Edital Concurso Polícia Civil PC PI 2018 – Perito

Edital Concurso Polícia Civil PC PI 2018 – Agente 

Comentários estão fechados.