Concursos PM SC e PC SC: Governador anuncia convocação de 707 aprovados

O Governador do Estado anunciou a convocação de 707 policiais para o reforço da segurança do Estado.

Os aprovados nos concursos da Polícia Militar e Polícia Civil de Santa Catarina podem comemorar. Acontece que o Governador do Estado, Carlos Moisés, anunciou a convocação de 707 policiais para o reforço da segurança do Estado.

A declaração foi dada pelo Governador na noite da última quarta-feira, 23 de setembro, por meio das suas redes sociais.

Convocações:

  • 535 oficiais e soldados da Polícia Militar; e
  • 172 agentes e escrivães da Polícia Civil.

“Este é um importante investimento na nossa segurança pública. Temos alguns dos menores índices de criminalidade no país e trabalhamos para melhorar ainda mais estas marcas”, reforçou o chefe do Executivo Estadual.

Concurso PM SC abriu 1.000 vagas

concurso público da Polícia Militar de Santa Catarina (Concurso PM SC) para o cargo de Soldado com 1.000 vagas registrou 25 mil inscritos.

De acordo com o edital, foram destinadas 800 vagas para o sexo masculino e 200 para o sexo feminino. O Instituto Carlos Augusto Bittencourt (INCAB) organizou o concurso.

Requisitos: diploma de conclusão de curso de nível superior, devidamente registrado e fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Além da escolaridade, o cargo exige: ter idade mínima de 18 e máxima de 30 anos; Possuir nível superior em qualquer área de formação; estar em dia com o serviço militar obrigatório (sexo masculino); ter altura mínima de 1,65m para homens e de 1,60m para mulheres; ter CNH em qualquer categoria ou ainda permissão para dirigir.

Atribuições: O Soldado da Polícia Militar de Santa Catarina, ordinariamente, desempenha as atribuições da missão constitucional de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública. Extraordinariamente, por opção exclusiva do administrador, poderá desempenhar funções inerentes a atividades administrativas internas.

concurso da PM-SC 2019 para Soldado contou com prova escrita objetiva; avaliação de saúde, teste de avaliação física (TAF), avaliação psicológica, exame toxicológico; e investigação social.

A avaliação objetiva teve 58 questões, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa (10), Raciocínio Lógico (08), Informática (08), Noções de Direito Constitucional (08), Noções de Direito Penal (08), Direito Processual Penal (08), Legislação Institucional (08) e Redação.

As avaliações (provas objetivas e redação) foram aplicadas em Balneário Camboriú, Blumenau, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.

Concurso PC SC: validade prorrogada até 2022

concurso da Polícia Civil de Santa Catarina (Concurso PC SC) registrou 51.247 inscritos. De acordo com o documento publicado no Diário Oficial do Estado do dia 26 de outubro, foram abertas 394 vagas para os cargos de Agente e Escrivão de classe I. O concurso PC/SC foi organizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socieconômicos (FEPESE).

O concurso tem vigor até 11 de dezembro de 2022.

Para concorrer a uma das vagas de Agente de Polícia Civil, o candidato deverá ter diploma em Curso Superior, reconhecido pelo Ministério da Educação, com Diploma registrado na instituição que o expedir, ou em instituição autorizada por lei, e posterior aprovação em curso de formação no órgão de ensino da Polícia Civil, com no mínimo 400 (quatrocentas) horas-aula de duração. Além disso, possuir carteira nacional de habilitação (categoria mínima “B”); aptidão física plena; entre outros são requisitos para concorrer a uma das vagas no cargo. O Agente vai executar os serviços de polícia judiciária e investigativa ou administrativa, sob a direção da autoridade policial ou do superior imediato, além de todas as atividades previstas em lei, inerentes ao exercício de seu cargo. O salário será de R$ 3.842,20.

Já o cargo de Escrivão de Polícia Civil requer diploma em Curso Superior, reconhecido pelo Ministério da Educação, com Diploma registrado na instituição que o expedir, ou em instituição autorizada por lei, e posterior aprovação em curso de formação no órgão de ensino da Polícia Civil, com no mínimo 400 (quatrocentas) horas-aula de duração. Além disso, possuir carteira nacional de habilitação (categoria mínima “B”); aptidão física plena; entre outros são requisitos. O Escrivão deverá lavrar e subscrever os autos e termos de sua competência, adotados na atividade de Polícia Judiciária, de forma contínua, providenciando sua tramitação normal, sob orientação do Delegado de Polícia. O salário será de R$ 5.317,94. A jornada de trabalho do cargo de Agente de Polícia Civil é fixada em 40 (quarenta) horas semanais, com dedicação exclusiva, sem prejuízo de concorrer a escala especial de trabalho, se o interesse público o exigir.

concurso da Polícia Civil de Santa Catarina foi composto por:

  • 1ª Fase (eliminatória/classificatória): Prova Objetiva;
  • 2ª Fase (eliminatória): Prova de Capacidade Física;
  • 3ª Fase (eliminatória): Avaliação da Aptidão Psicológica Vocacionada;
  • 4ª Fase (eliminatória) Investigação Social; e
  • 5ª Fase (eliminatória) Exame Toxicológico.

As provas do concurso da Polícia Civil/SC foram aplicadas em Chapecó, Criciúma, Grande Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão. A avaliação teve duração de cinco horas.

A prova objetiva foi composta por 110 (agente) ou 120 (escrivão) questões de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas de respostas (de “a” a “e”) e dessas alternativas, somente 01 (uma) deveria ser assinalada, atribuindo-se 01 (um) ponto para cada acerto, observada a seguinte distribuição de questões:

Prova de Agente de Polícia

Noções de Direito Constitucional (10), Noções de Direito Administrativo (10), Noções de Direito Penal Processual (10), Noções de Direito Penal (10), Noções de Direitos Humanos (05), Legislação Institucional (05), Língua Portuguesa (25), Informática (20) e Raciocínio Lógico (15), totalizando 110 questões.

Prova de Escrivão

Noções de Direito Constitucional (10), Noções de Direito Administrativo (10), Noções de Direito Penal Processual (10), Noções de Direito Penal (10), Noções de Direitos Humanos (05), Legislação Institucional (05), Língua Portuguesa (25), Informática (15), Raciocínio Lógico (10) e Noções de Arquivologia (20), totalizando 120 questões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.