Como o SMTV pode refletir nos concursos da área de segurança?

Veja maiores detalhes a seguir

O projeto está em tramitação na Câmara dos Deputador 

O Serviço Militar Temporário Voluntário (SMTV) pode ser utilizado como pontuação dos concursos da área de segurança. Tudo isso graças a um Projeto de Lei que está em tramitação.

Veja maiores detalhes e se informe a seguir.

Explorando a Proposta Inovadora: SMTV nos Concursos Militares

Na última reunião da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, uma proposta revolucionária ganhou destaque. O Projeto de Lei n° 3.907/2019, sob autoria do ex-deputado Expedido Netto, propõe a inclusão do Serviço Militar Temporário Voluntário (SMTV) como um título valioso para pontuação em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

SMTV e os Novos Rumos nos Concursos Militares

Expedido Netto enfatiza que a licença após o SMTV vai além do simbolismo, representando uma mão de obra já formada. Essa visão é compartilhada por Cabo Gilberto Silva (PL PB), relator da proposta, que destaca os benefícios para candidatos e corporações nos concursos. Os concorrentes ganham uma vantagem competitiva, enquanto as corporações recebem profissionais prontos para as demandas do serviço.

A Experiência Militar como Diferencial

Cabo Gilberto Silva destaca a aprovação desse projeto como uma potencial mudança fundamental na segurança pública. Ele ressalta a importância de permitir que profissionais da segurança usem seu tempo de serviço militar como título nos concursos seletivos. O próximo passo? A análise nas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público, de Constituição e Justiça e Cidadania. A revolução nos critérios de avaliação está em curso.

Como o SMTV pode refletir nos concursos da área de segurança?
Como o SMTV pode refletir nos concursos da área de segurança? Imagem: Reprodução

Desvendando os concursos

No cenário do Rio de Janeiro, uma oportunidade profissional se aproxima: o Concurso para o Serviço Militar Temporário Voluntário do Corpo de Bombeiros. Com o Instituto AOCP à frente, serão oferecidas 1.500 vagas em diversas áreas.

Detalhes das Seis Etapas de Avaliação

  • Prova Objetiva: Teste de conhecimentos com caráter eliminatório e classificatório.
  • Teste de Aptidão Física (TAF): Avaliação da resistência física, eliminatória.
  • Teste de Habilidades Específicas (THE): Demonstração de habilidades essenciais, também eliminatório.
  • Exame de Saúde: Avaliação médica de caráter eliminatório.
  • Exame Documental: Análise minuciosa da documentação do candidato.
  • Heteroidentificação Fenotípica: Processo para garantir diversidade na seleção.

Próximo Edital com Provas em Diferentes Regiões do Estado

Conforme informações recentes, o próximo edital promete aplicar as provas de forma regionalizada, oferecendo locais em cada região elencada pela corporação.

Experiência Recente: SMTVS para a PMERJ e suas 129 Vagas Temporárias

O recente Serviço Militar Temporário Voluntário de Saúde (SMTVS) para a PMERJ abriu portas para 129 vagas temporárias de oficial, com lotação em diferentes cidades e salário inicial de até R$11.505,73.

Função dos bombeiros aprovados nos concursos

Esses profissionais corajosos não apenas combatem incêndios, mas também desempenham um papel crucial na prevenção, inspecionando edifícios e educando a comunidade sobre segurança contra incêndios.

Além disso, os bombeiros atuam nos bastidores, respondendo a desastres naturais e lidando com produtos químicos perigosos. Sua dedicação vai além do heroísmo, abrangendo a educação da comunidade. Eles compartilham seus conhecimentos, ensinando sobre o uso adequado de extintores, a importância de alarmes de fumaça e como criar planos de evacuação.

Outras funções

Veja a seguir mais funções exercidas pelos bombeiros:

  • Atendimento a Emergências Ambientais: Seja um vazamento químico ou uma situação envolvendo materiais perigosos, os bombeiros são treinados para lidar com emergências ambientais e proteger a comunidade de possíveis danos.
  • Resgates em Áreas Remotas: Bombeiros frequentemente realizam resgates em áreas de difícil acesso, como montanhas, cavernas ou locais subterrâneos, garantindo a segurança de pessoas em situações delicadas.
  • Assistência em Desastres Naturais: Além de responder a incêndios, bombeiros desempenham um papel crucial em desastres naturais, oferecendo socorro a vítimas de inundações, terremotos e furacões.
  • Inspeções de Segurança: Para prevenir incêndios, os bombeiros conduzem inspeções regulares em edifícios e locais públicos, garantindo que as instalações estejam em conformidade com os padrões de segurança.
  • Apoio Psicológico: Após eventos traumáticos, bombeiros frequentemente fornecem apoio emocional não apenas às vítimas, mas também aos colegas de equipe que podem ter enfrentado situações difíceis.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.