Concurso Bombeiros AP 2019 tem novo edital anunciado pelo Governador!

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá vai divulgar a abertura de novo edital de concurso público (Concurso Bombeiros AP 2019) em breve. A confirmação de abertura do certame veio através do governador Waldez Góes durante solenidade de formatura de promoção de oficiais e de praças ocorrida na última semana no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP), em Macapá. A seleção faz parte das ações de valorização dos bombeiros para 2019.

O quantitativo de vagas que será ofertado no edital do concurso Corpo de Bombeiros do Amapá 2019 ainda não foi informado. O comandante-geral da corporação, Wagner Coelho, agradeceu aos profissionais por desenvolverem as missões com garra. “Desde 2015, estamos cumprindo a missão de reestruturar a corporação e as promoções dos militares fazem parte desse processo de avanço”, reiterou o comandante.

O governador destacou que o Executivo estadual dará continuidade à política de valorização e fortalecimento da defesa social no Amapá. “É um momento para festejar pela ascensão de carreira dos militares. O compromisso desses profissionais em garantir a vida deve ser reconhecido, diariamente”, enalteceu.

O chefe do governo estadual também reconheceu a importância da prestação de serviços dos bombeiros à sociedade. “Anualmente somos desafiados por enchentes e queimadas em nossa região, e os bombeiros têm um compromisso permanente com a prevenção e o socorro às vítimas. Profissionais que tem a atuação altamente reconhecida pela sociedade, em especial por aqueles que recebem ajuda ou foram salvos em uma situação de emergência”, frisou o governador.

O Concurso dos Bombeiros AP 2019

A expectativa é que o edital do concurso dos Bombeiros-AP 2019 seja divulgado com vagas para os cargos de Soldado BM e Oficial BM.

Soldado

Para concorrer ao cargo de Soldado, o candidato deverá ter: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação; idade mínima de 18 (dezoito) anos e máxima de 30 (trinta) anos; no mínimo, descalço e descoberto, 1,65m (um metro e sessenta e cinco centímetros) de altura, se do sexo masculino e 1,60m (um metro e sessenta centímetros) de altura se do sexo feminino.

O Soldado Bombeiro Militar do Quadro de Praças Combatentes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá é o responsável por executar diretamente as ações relacionadas aos serviços de prevenção e extinção de incêndio; de proteção, busca e salvamento; socorro de emergência; proteção balneária por guarda-vidas; prevenção de acidentes na orla marítima e fluvial; proteção e prevenção contra incêndio florestal; atividades de defesa civil; evitar danos materiais e humanos, eliminando seus riscos e protegendo os bens que se encontram no local do sinistro, mantendo em condições de utilização os equipamentos de combate ao fogo; resgatar vítimas de inundações, desabamentos e outros acidentes, empregando equipamentos especiais, conforme o caso, para livrá-las de situações perigosas ou da morte. Compete também ao Soldado Bombeiro Militar do Quadro de Praças Combatentes do CBMAP: inspecionar, manutenir e manter em boas condições as viaturas, os materiais, os equipamentos e as instalações do CBMAP; conduzir viaturas operacionais e administrativas; desempenhar atividades administrativas nos gabinetes, diretorias, divisões e seções previstas na estrutura organizacional do CBMAP.

Oficiais

Para concorrer ao cargo de Oficial também é necessário ter certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. Além disso, será necessário ter idade mínima de 18 (dezoito) anos e máxima de 30 (trinta) anos; no mínimo, descalço e descoberto, 1,65m (um metro e sessenta e cinco centímetros) de altura, se do sexo masculino e 1,60m (um metro e sessenta centímetros) de altura se do sexo feminino.

No período do Curso de Formação de Oficiais Combatentes do CBMAP, compete ao Aluno Oficial: exercer atividade estudantil em regime de semi-internato e internato. Durante o curso, como Aspirante a Oficial BM e após a nomeação ao 1º posto do oficialato (2º Tenente BM), deverá cumprir atribuições e obrigações inerentes ao Cargo Bombeiro Militar, no sentido de exercer atividades compatíveis com o correspondente grau hierárquico, abrangendo ao Oficial do Quadro de Combatentes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá a responsabilidade de planejar, organizar, coordenar, controlar e executar diretamente as ações relacionadas aos serviços operacionais como os de prevenção e extinção de incêndio; de proteção, busca e salvamento; socorro de emergência; proteção balneária por guarda-vidas; prevenção de acidentes na orla marítima e fluvial; proteção e prevenção contra incêndio florestal; atividades de defesa civil; evitar danos materiais e humanos, eliminando seus riscos e protegendo os bens que se encontram no local do sinistro, mantendo em condições de utilização os equipamentos de combate ao fogo; resgatar vítimas de inundações, desabamentos e outros acidentes, empregando equipamentos especiais, conforme o caso, para livrá-las de situações perigosas ou da morte. Compete também ao Oficial Bombeiro Militar do Quadro de Combatentes do CBMAP: presidir procedimentos e processos administrativos, bem como os de Polícia Judiciária Militar na forma da legislação e regulamentação específicas, além de desempenhar atividades administrativas nos gabinetes, diretorias, divisões e seções previstas na estrutura organizacional do CBMAP.

Último edital foi divulgado em 2012

O último edital do concurso do Corpo de Bombeiros foi divulgado em 2012, quando contou com 230 vagas, sendo 170 vagas para Soldado Combatente, 30 para Oficial e 30 para músicos. Para concorrer a uma das vagas, era necessário ter nível superior completo e idade entre 18 e 30 anos. Os salários estavam fixados no valor de R$2.027,66 para Soldado e R$4.461,57 para Oficial.

A Fundação Universa teve a responsabilidade do certame. O edital foi composto por prova objetiva, exames médicos e teste de capacidade física. Os candidatos aptos nas etapas citadas passaram ainda por um curso de formação, com duração de três anos, para oficial, e seis meses, para soldado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.