O estudo para concursos não deve ser apenas semanas antes da prova. Quem já se prepara há anos para o serviço público sabe bem como a dinâmica deve ser contínua e elaborada com antecedência.
Fato é que nunca é muito cedo – ou muito tarde – para desenvolver bons hábitos de estudo. Quanto antes você entrar em uma boa rotina, mais suas chances de obter uma colocação aumentarão.
Veja algumas dicas para começar e obter o máximo do estudo
Cada um tem sua própria ideia sobre o melhor lugar e horário para estudar. Quer seja no seu quarto à noite ou assim que acorda na mesa da cozinha, encontre um espaço de estudo e um horário regular de estudo que funcione para você e fique com ele.
Leia também – 5 estratégias para criar o ambiente de estudo ideal
Se você estudar um pouco todos os dias, estará continuamente revendo as matérias em sua mente. Isso ajuda a entender de fato e fixar os conteúdos que cairão no concurso. Também ajuda a evitar o estresse, comum aos concurseiros.
No início do processo de estudo, uma ou duas horas pode ser suficiente para ficar em dia com as disciplinas que te geram maior dificuldade. No decorrer, entretanto, você deverá aumentar a quantidade de horas gradativamente, visando cumprir o seu cronograma.
Se você acha difícil encontrar tempo para estudar, reduza algumas (mas não todas!) de suas outras atividades diárias. Priorizar o estudo pode significar gastar menos tempo conectado nas redes sociais. Ou então deixar de encontrar com amigos e até mesmo recusar convites para viajar, por exemplo.
Temos um post que fala sobre isso: Como adquirir o hábito de estudar todos os dias sem falhar
Ter alguns planos ajuda você a aproveitar ao máximo o tempo de estudo. E acredite: tempo é valioso quando se trata da preparação para concursos públicos.
E então, curtiu conhecer as dicas?
Não deixe de ler também – Dicas de estudo para provas dissertativas de concursos