Existem muitos atalhos para funções comuns no Microsoft Word. Esses comandos podem ser úteis ao digitar relatórios, cartas ou então o seu Trabalho de Conclusão de Curso, por exemplo.
Além disso, conhecer os principais atalhos utilizados no Word é um requisito para as questões de informática de concursos públicos. Pode ter certeza que alguma pergunta relacionada a isso cairá no seu próximo certame.
Depois de se familiarizar com a maneira como eles funcionam, você pode responder à prova rapidamente. E de quebra, terá muito mais facilidade para trabalhar com computadores.
Antes de usar os comandos de atalho do Microsoft Word, é importante entender alguns requisitos. Se o atalho envolver uma seção de texto (palavras que você digitou), você precisará realçar o texto antes de digitar o comando. Por exemplo, para colocar em negrito uma palavra ou palavras, você deve destacá-las primeiro.
Para outros comandos, você só precisa colocar o cursor em um local específico. Por exemplo, se você deseja inserir uma nota de rodapé, coloque o cursor na posição relevante. Os comandos a seguir são divididos em grupos por ordem alfabética para facilitar a localização dos que você precisa.
Colocar em negrito uma palavra ou grupo de palavras é um dos comandos de atalho mais úteis do Microsoft Word.
Outros comandos, como por exemplo centralizar o texto, criar um recuo deslocado ou então pedir ajuda, podem ser atalhos úteis.
CTRL + A: abre um arquivo já existente
CTRL + B: salva o documento
CTRL + C: copia o texto selecionado
CTRL + D: altera a formatação dos caracteres (comando Fonte, menu Formatar)
CTRL + E: centraliza o texto
CTRL + F: abre a caixa de diálogo de busca e pesquisa
CTRL + G: alinha à direita
CTRL + H: substitui o texto e a formatação especial
CTRL + I: formata o texto para itálico
CTRL + J: formata o parágrafo para justificado
CTRL + K: insere hyperlink
CTRL + L: abre a pesquisa
CTRL + M: insere parágrafo
CTRL + N: formata o texto para negrito
CTRL + O: abre um novo documento em branco
CTRL + P: imprime seu documento
CTRL + Q: formata o parágrafo para alinhar à esquerda
CTRL + R: refaz a ação
CTRL + S: sublinha o texto selecionado
CTRL + T: seleciona todo o texto do documento
CTRL + U: substitui texto, formatação ou outros itens
CTRL + V: cola o texto copiado
CTRL + X: recorta o texto selecionado no Microsoft Word
CTRL + Y: refaz a última ação
CTRL + Z: desfaz a última ação
CTRL + ENTER: começa uma nova página no mesmo documento
CTRL + F10: maximiza ou restaura a janela do Microsoft Word
CTRL + SHIFT + A: formata as letras para maiúsculas
CTRL + SHIFT + E: ativa ou desativa o controle de alterações
CTRL + SHIFT + W: sublinha somente as palavras, mas não os espaços
CTRL + SHIFT + >: aumenta a fonte do texto
CTRL + SHIFT + <: diminui a fonte do texto
CTRL + ALT + L: começa uma lista
ALT + F4: sai do Microsoft Word
ALT + CTRL + D:insere uma nota de fim
ALT + CTRL + F: insere uma nota de rodapé
ALT + CTRL + S: divide a janela do documento
ALT + SHIFT + C: remove a divisão da janela do documento
ALT + CTRL + I: entra no modo de visualização de impressão
ALT + CTRL + Z: alterna entre os últimos quatro lugares editados