Você é uma daquelas pessoas que fecha os olhos para visualizar o local exato onde deixou as chaves? Você se lembra da capa de todos os livros que já leu? Tem memória fotográfica? Talvez a aprendizagem visual seja o seu estilo adequado de estudar.
Sendo assim, estudar para concursos públicos pode se tornar mais fácil se você identificar as suas facilidades. Nesse sentido, é importante valorizar o seu jeito de aprender, apostando a metodologia ativa. Ou seja, não só consumindo os conteúdos, mas produzindo materiais para complementar o estudo, deixando-o mais eficiente.
Aprendizagem visual é um dos três estilos de aprendizagem diferentes popularizados por Neil D. Fleming.
O estilo de aprendizagem visual significa que as pessoas precisam ver as informações para aprendê-las, e essa “visão” assume muitas formas, desde consciência espacial, memória fotográfica, cor / tom, brilho / contraste e outras informações visuais.
Naturalmente, uma sala de aula é um lugar muito bom para um aluno visual aprender. Os professores usam transparências, quadro-negro, imagens, gráficos, mapas e muitos outros itens visuais para atrair o aluno visual ao conhecimento.
Os alunos visuais geralmente se dão bem em um ambiente de sala de aula moderno. Afinal, há tantos recursos visuais nas salas de aula – quadros brancos, apostilas, fotos e assim por diante.
Esses alunos têm muitos pontos fortes que podem melhorar seu desempenho na escola. Aqui estão apenas alguns dos pontos fortes deste tipo de aprendizagem:
Se você é um aprendiz visual, pode achar essas teorias úteis quando estiver assistindo a aulas ou então estudando em casa para o concurso.
Estudantes visuais precisam das ‘coisas’ na frente deles para ajudar a solidificar os conteúdos em seus cérebros. Então não tente seguir sozinho ao ouvir vídeo-aulas ou então ler seus PDFs.
Como estratégias principais, podemos citar por exemplo: