INSS: O que faz um Técnico do Seguro Social?

A espera acabou! Saiu um dos editais de concurso mais esperados da história. Foi divulgado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 23 de dezembro, o edital de concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para provimento de 950 vagas, sendo 800 para Técnico do Seguro Social (nível médio) e 150 Analista do Seguro Social (nível superior). Conforme já informado aqui no site, o concurso INSS 2015/2016 será coordenado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), antigo Cespe/Unb.

Mas, a pergunta que fica é: O que faz um Técnico do Seguro Social do INSS?

Ser um técnico exige muita paciência, além de disposição para dar conta do grande volume de trabalho acumulado nas agências. Ainda neste semestre, você deve ter visto nos jornais, a greve dos servidores do órgão, o que diz que entre os principais motivos estão melhores condições de trabalho nas agências. Em resumo, o técnico terá que realizar:

  • Proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS;
  • Exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado;
  • Executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior;
  • Prestar outros serviços administrativos na agência.

Quanto a jornada de trabalho, o técnico poderá exercer a função por 6 ou 8 horas, isso depende do funcionamento de cada agência. O salário atualmente do cargo é o grande atrativo, já que o órgão oferece R$ 5.259,87. Veja o material de estudo para o Concurso INSS

Conforme já frisamos, o técnico precisa ter muita paciência. Mas, além desse detalhe mega importante, o servidor também deve falar muito bem com outras pessoas, afinal de contas, ele será a primeira pessoa da agência a dar entrada no pedido de benefícios dos beneficiários e encaminhar pessoas para a perícia médica. Lembrando ainda, que a grande maioria das pessoas que procura agência do INSS são pessoas de maior idade buscando aposentadoria ou que estão com algum impedimento físico que as impedem de trabalhar, por esse motivo ter paciência para explicar tudo aos beneficiários é fundamental.

Veja: 9 dicas de como passar no concurso INSS

As inscrições para o Concurso do INSS 2015/2016 devem ser realizadas no período compreendido entre 10 horas do dia 04 de janeiro de 2016 até 23 horas e 59 minutos do dia 22 de fevereiro de 2016. As provas objetivas do Concurso INSS 2016 serão aplicadas em 15 de maio de 2016, turno da manhã para cargos de nível superior, e turno da tarde para candidatos de nível médio. Ambas as avaliações terão duração de 03 horas e 30 minutos.

Saiba mais informações sobre o Concurso INSS 2016

Apostila e Caderno de Testes+Curso Online INSS 2016 - Técnico do Seguro Social[+CD Grátis]
Apostila e Caderno de Testes+Curso Online INSS 2016 – Técnico do Seguro Social[+CD Grátis] 

 [PRÉ-VENDA] Apostila INSS 2016 - Técnico do Seguro Social[CD Grátis] 

Apostila INSS 2016 – Técnico do Seguro Social[CD Grátis] 

Comentários estão fechados.