Concurso da Prefeitura de Porto Belo SC 2017 é divulgado para Guarda Municipal!

No Estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Porto Belo divulgou a abertura de edital de concurso público (Concurso Porto Belo SC 2017) para preencher 04 vagas no cargo de Guarda Municipal. A empresa SC Treinamentos tem a responsabilidade do certame.

Para concorrer a uma das vagas no concurso de Guarda Municipal de Porto Belo/SC 2017, o candidato deverá ter nível médio completo, carteira nacional de habilitação ou permissão para dirigir veículos automotores, em vigência e sem impedimentos. A remuneração do Guarda será de R$ 1.660,14, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Inscrição Concurso Porto Belo – SC 2017 – Guarda Municipal

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 06 de setembro e 06 de outubro de 2017, no endereço eletrônico oficial da organizadora do certame (www.scconcursos.com.br). A taxa de inscrição custará R$60,00.

Provas Concurso Porto Belo – SC 2017 – Guarda Municipal

O concurso de Porto Belo/SC 2017 contará com provas objetivas, a serem aplicadas no dia 22 de outubro de 2017. Os locais de provas serão divulgados oportunamente. Além disso, o concurso contará com as seguintes etapas de avaliação:

a) teste de aptidão física;

b) exame de saúde;

c) avaliação médica;

d) avaliação psicológica; e

e) investigação social.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no dia subsequente a aplicação das provas. A validade do concurso será de 24 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Conteúdo do Concurso Porto Belo – SC 2017 – Guarda Municipal

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão de textos – Textos não literários de diversos tipos, textos literários de autores brasileiros: crônica, conto, novela, romance, poema, teatro. Literatura – A literatura brasileira: das origens aos nossos dias. Conhecimento linguístico – Morfossintaxe: o nome e seus determinantes. O verbo. As palavras de relação – Estrutura do período, da oração e da frase – Concordância nominal e verbal – Regência nominal e verbal – Colocação pronominal – Estrutura do parágrafo – Ortografia, acentuação e pontuação. Estilística: Denotação e conotação. Figuras de linguagem: figuras de palavras, figuras de sintaxe e figuras de pensamento.

MATEMÁTICA: Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais, complexos) e suas operações; Sistemas de Medidas: comprimento, área, volume, capacidade volumétrica, massa, ângulo e tempo; Regra de Três (simples, composta, diretamente proporcional e inversamente proporcional), razões e proporções; Estatística: termos de uma pesquisa estatística, Representação e Interpretação Gráfica, medidas de tendência central, medidas de dispersão, testes de significância; Cálculos algébricos, produtos notáveis, fatoração de expressões algébricas, simplificação de expressões algébricas; Equações, Inequações, sistemas polinomiais de 1º e 2º grau; Sequencias e Progressões; Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares; Análise Combinatória; – Probabilidade; Matemática Financeira: Juros simples e compostos; Estudo de funções: 1º grau, 2º grau, exponencial, logarítmica e trigonométrica; Geometria Plana e Espacial, trigonometria: no triângulo retângulo e triângulos quaisquer; Geometria Analítica: ponto, reta, circunferência e cônicas; Polinômios e equações polinomiais.

CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES: História e geografia do Mundo, do Brasil e de Santa Catarina. Aspectos econômicos, políticos e sociais do mundo, do Brasil e de Santa Catarina. Atualidades do Brasil e do mundo. Esportes, turismo e lazer. Economia mundial, nacional, estadual e municipal. Aspectos de Ciências, Cultura, Cinema, Artes e Tecnologia.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Noções de Direitos Humanos e Cidadania. Noções de Direito Constitucional (Direitos e Garantias Fundamentais).

Noções Básicas de Direito Penal (Conceito de crime: elementos, consumação e tentativa, causas de exclusão de ilicitude e culpabilidade, espécies de crime: dos crimes contra a pessoa, dos crimes contra o patrimônio, dos crimes contra os costumes, dos crimes contra a saúde pública, dos crimes contra a fé pública, dos crimes contra a administração pública, patrimônio público, maus tratos).

Processo Penal: prisão em flagrante, prisão preventiva, prisão temporária. Abuso de Autoridade (Lei nº 4.898/65 e alterações). Apresentação e uso de documento de identificação pessoal (Lei nº 5.553/68 e alterações), Os Três Poderes: Legislativo, Executivo, Judiciário. Direitos e deveres do cidadão. Administração Pública e Segurança Pública. Lei Maria da Penha. Estatuto da Criança e do Adolescente. Estatuto do Idoso. Legislação sobre Drogas e Entorpecentes.

Noções básicas de Direito Ambiental, Crimes Ambientais, Noções Básicas de Trânsito (conceitos e definições). Sistema Nacional de Trânsito (composição e competências). Código de Trânsito Brasileiro. Educação para o trânsito. Sinalização de trânsito. Infrações. Penalidades e medidas administrativas. Registro e posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas (SINARM) e define crimes (Lei Federal nº 10.826/2003/Decreto Federal nº 5.123/2004 e demais alterações). Lei nº 13.022/2014. Dispõe sobre o Estatuto Geral dos Guardas Municipais. Lei Orgânica do Município e emendas. Noções de Windows, Word, Excel e Navegadores de Internet. Conhecimentos inerentes à função observandos e a prática do dia-a-dia

Edital Concurso da Prefeitura de Porto Belo SC 2017 – Guarda Municipal

Comentários estão fechados.