Concurso INSS 2015: 5 coisas que você precisa saber sobre o concurso

1. O concurso do INSS sai ou não sai?

O INSS está aguardando a autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para a abertura de um novo concurso. A solicitação foi feita em maio de 2014 e você pode acompanhar o andamento aqui. Tudo indica que a autorização deve sair ainda no início deste ano, pois de acordo com uma auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) foi constatada uma grave carência de servidores no órgão, situação que deve piorar ainda mais nos próximos anos devido ao grande número de aposentadorias iminentes.

2. Como antecipar a preparação se o edital ainda não foi publicado?

Tenha em mente que, quanto mais tempo você tiver para estudar, melhor! A maior parte das disciplinas cobradas nos últimos concursos do INSS deverá se repetir no próximo edital. Sendo assim, o ponto de partida deve ser a análise do conteúdo programático do concurso anterior. Aproveite o tempo para estudar bem cada tópico exigido, resolva o maior número de questões que puder e faça revisões periódicas do conteúdo estudado. Mantenha um ritmo de estudos e procure manter-se motivado.

Apostila INSS 2015 e Curso Grátis

3. O que estudar?

A disciplina de Direito Previdenciário deve ser priorizada, uma vez que é a mais cobrada na prova. Atente-se para esta matéria e estude bastante a letra da lei. Dê uma atenção especial também à disciplina de Língua Portuguesa. Intercale o estudo destas matérias com as demais disciplinas: Ética no Serviço Público, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Regime Jurídico Único.

4. Quantas questões é preciso acertar na prova para ser aprovado?

Se forem mantidas as regras do último edital, para ser considerado aprovado, o candidato deverá acertar no mínimo 30% das questões referentes aos conhecimentos gerais (de um total de 20 questões), 30% dos conhecimentos específicos (de um total de 40 questões) e 40% do total de ambas. No entanto, ser aprovado não basta para garantir a nomeação. Para que isto ocorra, o ideal é se preparar para estar entre os primeiros colocados na localidade a qual você irá concorrer.

5. Quanto tempo eu terei para estudar depois que o edital for publicado? 

Entre a publicação do edital até o dia da prova o intervalo será de aproximadamente 60 dias. Se até lá você conseguir dominar todo o conteúdo, ótimo. Bastará estudar os tópicos novos que porventura venham a ser cobrados, tirar todas as dúvidas e revisar os pontos mais importantes. Nesta hora, contar com o direcionamento de professores experientes será um importante diferencial para você não perder tempo estudando algo desnecessário ou menos importante para a prova.

Fonte: Aprova Concursos

Apostila INSS 2015 com Caderno 685 Questões GRÁTIS

Comentários estão fechados.