Concurso FUNAI 2015 – Planejamento divulga nova autorização

A Fundação Nacional do Índio (FUNAI), órgão indigenista oficial vinculado ao Ministério da Justiça, teve seu concurso autorizado pelo Ministério do Planejamento na quarta-feira do dia 22 de abril, para o provimento de 220 cargos, por meio da Portaria 85/2015. Com a autorização, o edital estava para ser publicado em até seis meses, a contar do dia da publicação da portaria, ou seja 22 de outubro.

Porém, o edital vai ficar para depois. Isso porque o Ministério do Planejamento publicou no Diário Oficial da União do dia 22 de outubro, a portaria que autoriza a realização de concurso público para 220 vagas na Fundação Nacional do Índio (Funai).

A nova portaria informa diz não haver tempo hábil para publicação de edital, tendo em vista a autorização da portaria nº 85, de 2015, expirar em 22 de outubro de 2015; a ação civil pública nº 0002694-14.2014.401.3903, na qual o Ministério Público Federal objetiva a declaração de descumprimento, pelo empreendedor (Norte Energia S/A) e pela FUNAI/União, de condicionante indispensável ao atestado de viabilidade da Usina Hidrelétrica de Belo Monte; e a previsão de despesa com a realização do certame em tela na Lei Orçamentária Anual – LOA-2015.

Com isso, um novo prazo é dado pela portaria. Agora, a FUNAI tem até até seis meses contados da data de publicação desta portaria, ou seja, até abril de 2016.

A Fundação oferece vagas para os cargos de Indigenista Especializado (208 vagas), Engenheiro (07 vagas) e Engenheiro Agrônomo (05 vagas).

As oportunidades são para nível médio e superior. Segundo Flávio Chiarelli, presidente da Funai, a realização de concurso contribui para “o fortalecimento da Funai no exercício de sua missão institucional”.

Último concurso

A FUNAI teve seu último concurso em 2010 com oferta de 425 vagas para todos os níveis de escolaridade. A remuneração da época era de R$ 4085,28 e os candidatos fizeram Provas Objetivas, de Redação e Prova Prática, sob a responsabilidade da Cetro.

Comentários estão fechados.