Concurso Exército 2019 abre inscrições com 505 vagas para Colégios Militares

O Exército Brasileiro abriu as inscrições do novo edital de concurso público (Concurso Exército 2019) para o preenchimento de 505 vagas de admissão aos Colégios Militares (CM) em 2019. O Departamento de Educação e Cultura (DECEX) e da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA) tem a responsabilidade do certame.

O edital conta com 400 vagas para ingresso no sexto ano do ensino fundamental. Há, ainda, 105 vagas para ingresso no ensino médio distribuídas entre os colégios militares do país.

As vagas são para Brasília-DF (35), Belo Horizonte-MG (50), Curitiba-PR (35), Campo Grande-MS (10), Fortaleza-CE (55), Juiz de Fora-MG (30), Manaus-AM (35), Porto Alegre-RS (40), Recife-PE (35), Rio de Janeiro-RJ (50), Salvador-BA (40), Santa Maria-RS (35), São Paulo-SP (20) e Belém-PA (35).

Para concorrer a uma das vagas, os interessados devem: a) concluir ou estar cursando o 5º ano do ensino fundamental (para ingresso no 6º ano do ensino fundamental); ou b) cursando o 9º ano do ensino fundamental (para ingresso no 1º ano do ensino médio). Além disso, será necessário estar dentro dos limites de idade:

  • para o 6º ano do ensino fundamental ter menos de 13 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar dez anos até 31 de dezembro do ano da matrícula; e
  • para o 1º ano do ensino médio ter menos de 18 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Inscrição Concurso Exército 2019 – Colégios Militares

Os interessados em concorrer a uma das vagas podem se inscrever entre 22 de julho e 23 de agosto de 2019, presencialmente, nos respectivos colégios militares citados, nos endereços constantes no edital. A taxa de inscrição custa R$95,00.

Provas

O concurso será composto por exame intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, produção textual (redação), inspeção de saúde, de caráter eliminatório, e comprovação dos requisitos biográficos, de caráter eliminatório.

As avaliações objetivas contarão com dois exames distintos, sendo o primeiro realizado no dia 22 de setembro de 2019, sobre conhecimentos em matemática e o segundo no dia 10 de novembro, sobre conhecimentos de língua portuguesa.

Os gabaritos preliminares serão liberados em uma hora após o término de cada etapa.

Sobre o Colégio Militar

Os Colégios têm como meta levar seus alunos à descoberta das próprias potencialidades, à autorrealização, à qualificação para o trabalho e prepará-los para a vida como cidadãos, educados conforme os valores, costumes e tradições do Exército Brasileiro. A Força Terrestre investe na qualidade de ensino por meio de práticas inovadoras que conduzem a uma educação integral, possibilitando ao educando o desenvolvimento simultâneo das áreas cogntiva, afetiva e psicomotora.

A seguir, algumas características do ensino oferecido em um Colégio Militar:

Bibliotecas e laboratórios – todos os Colégios dispõem de bibliotecas com acervos suficientes para que os alunos cumpram as tarefas de estudo e busquem informações. Os laboratórios de Física, Química e Biologia são modernizados, continuadamente, e ocupam posição de destaque no ensino dessas disciplinas. Cada Colégio Militar dispõe de, pelo menos, um laboratório de informática, onde os alunos aprendem, ainda no ensino fundamental, a trabalhar com os aplicativos mais conhecidos, bem como têm acesso à Internet.

Idiomas estrangeiros – os Colégios ministram inglês por níveis, nos moldes dos institutos civis especializados nessa área. O método utilizado desenvolve a capacidade de expressão oral dos alunos e tem como base o uso do chamado “Corredor de Inglês”, um espaço temático em que todos são incentivados a se expressar no idioma. Na 2ª série do ensino médio, os alunos podem optar pelo inglês ou espanhol.

Clubes e grêmios – os alunos responsáveis por administrá-los possuem uma excelente oportunidade de planejar atividades e de gerenciar programas. Os clubes e grêmios contribuem para despertar vocações e permitem o aprofundamento e a difusão de conhecimentos.

Leitura – a leitura ocupa posição central na prática didática dos Colégios Militares. Todos os alunos cumprem um programa de leitura e participam de outras atividades destinadas a difundir e a despertar o gosto de ler.

Educação artística – por meio de atividades voluntárias, os alunos participam de bandas, corais e grupos folclóricos, de teatro, capoeira, declamadores, dança e de ginástica rítmica e desportiva.

Iniciação esportiva – com equipes esportivas, os alunos participam de olimpíadas regionais do Sistema e de competições estaduais e municipais com escolas civis.

Atividades comunitárias e beneficentes – a solidariedade é uma virtude despertada no cotidiano dos alunos dos Colégios Militares, por meio de campanhas de arrecadação de agasalhos e alimentos, visitas a asilos e orfanatos, entre outras atividades.

Viagens e intercâmbios – nas férias escolares, os diversos clubes e grêmios planejam e realizam viagens a diversos locais do território nacional, contribuindo para reforçar o sentimento de patriotismo e o conhecimento do País.

Informações do concurso
  • Concurso: Exército
  • Banca organizadora: Colégio Militar
  • Escolaridade: fundamental e médio
  • Número de vagas: 505
  • Inscrições: entre 22 de julho e 23 de agosto de 2019
  • Taxa de inscrição: R$95,00
  • Provas: 22 de setembro e 10 de novembro
  • Situação: PUBLICADO

Edital Concurso Exército 2019 – Colégios Militares

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.