Com muitas aposentadorias, Concurso do Banco do Brasil para nível médio é urgente!

É urgente. O Banco do Brasil (BB) registra em seus dados, 2.500 aposentadorias anualmente, o que reforça a ideia de que a empresa não pode ficar sem um cadastro de reserva válido, e precisa abrir, urgentemente, o concurso para o Rio de Janeiro e mais cinco estados. A informação é do diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Wagner Nascimento. O diretor disse que, dos mais de 2 mil aposentáveis, 8% (200) são do Rio de Janeiro. “Cerca de 2.500 funcionários do banco se aposentam a cada ano. Em 2015, esse número foi ainda maior, pois tivemos o Plano de Aposentadoria Incentivada (PAI), que tirou da empresa mais de 5 mil empregados. Portanto, há necessidade, e ela precisa ser suprida. No Rio de Janeiro, cerca de 8% desses 2.500 (200) se aposentam anualmente. Precisamos do concurso, e seguimos cobrando”, falou.

Nascimento, que também é coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, apurou junto ao setor de Gestão de Pessoas do banco que o empecilho para abertura do novo concurso do Banco do Brasil (BB 2016) é a portaria do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), vinculado ao Ministério do Planejamento. Nela, há um número limite de 115.495 funcionários na empresa. De acordo com o diretor da confederação, o banco está impedido de ampliar o quadro, podendo fazer movimentações apenas dentro desse quantitativo.

Prepare-se: Apostila Concurso Banco do Brasil 2016

“O setor de Gestão de Pessoas não tem uma previsão para o concurso ocorrer, pois a portaria do Dest fixou um limite de empregados, impedindo a empresa de aumentar o quadro, possibilitando movimentações apenas dentro desse quantitativo. No entanto, o setor está ciente da preocupação da categoria pelo fato de não haver um cadastro de reserva válido no Rio de Janeiro”, afirmou. Com isso, o BB poderia abrir o concurso com as vagas que faltam para chegar nesse ‘teto’ estabelecido, mas a questão política, por enquanto, tem pesado mais. A expectativa é que o edital do Concurso BB seja divulgado ainda neste semestre.

O novo edital do BB contará com vagas para Rio de Janeiro, Amazonas (parte do estado), Espírito Santo, Minas Gerais (parte do estado), Rio Grande do Sul e Santa Catarina (parte do estado). No Rio de Janeiro, a expectativa é que se tenha um bom número de vagas, tendo em vista as muitas aposentadorias e as Olimpíadas, no próximo ano, que aumentarão a demanda da empresa na cidade e arredores. O concurso foi expirado no último dia 26 de setembro, e há uma grande carência de pessoal, com cerca de 3 mil funcionários no Rio, e as mais de 5 mil aposentadorias (400 no Rio), consequentes do Plano de Aposentadoria Incentivada (PAI).

O Notícias Concursos apurou ainda, que a Fundação Cesgranrio será a banca organizadora. A previsão é que o novo concurso Banco do Brasil seja nos mesmos moldes do edital do Nordeste, com 70 questões objetivas e redação. Os inscritos serão avaliados pelas disciplinas de Atualidades do Mercado Financeiro, Língua Portuguesa Raciocínio Lógico-Matemático, Cultura Organizacional, Domínio Produtivo da Informática, Inglês, Atendimento, Técnicas de Vendas e Conhecimentos Bancários.

O Banco do Brasil (BB) informou por meio de nota oficial, que os concursos de Escriturário vão continuar: “ O BB continuará realizando as Seleções Externas de acordo com sua necessidade de pessoal, observada para cada região, bem como mediante observância ao seu Planejamento Estratégico e Orçamentário.” O banco se pronunciou após a suspensão do concurso dos Correios, empresa integrante da administração indireta, assim como o BB, após recomendação do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), do Ministério do Planejamento.

Concurso Banco do Brasil – Matérias exigidas: O que estudar?

Com base no último edital, em que foram feitas algumas alterações(a entrada da língua inglesa), as matérias cobradas foram:

  •  LÍNGUA PORTUGUESA;
  •  RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO;
  •  ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO;
  •  CULTURA ORGANIZACIONAL;
  •  TÉCNICAS DE VENDAS;
  •  ATENDIMENTO (focado em vendas);
  •  DOMÍNIO PRODUTIVO DA INFORMÁTICA;
  •  CONHECIMENTOS BANCÁRIOS;
  •  LÍNGUA INGLESA;
  •  REDAÇÃO.

apostila concurso banco do brasil

 

Comentários estão fechados.